Operadores aeroportuários podem se inscrever até 2 de fevereiro de 2024

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de melhores práticas de sustentabilidade e dar continuidade à avaliação da maturidade em gestão ambiental nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu a 5ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis. 

A iniciativa consiste em um prêmio criado pela ANAC que busca não só incentivar práticas sustentáveis no setor aéreo como também dar visibilidade às ações positivas já implementadas nos aeroportos do país. 

A participação no programa é voluntária. Os aeroportos participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios, estabelecidos em edital, que avaliam medidas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação aeroportuária. 

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram temas como inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os aeroportos competirão em grupos, de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.  

A edição deste ano conta com dois grupos de critérios, sendo 30 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes I e II (até duzentos mil passageiros/ano e até um milhão de passageiros/ano), e 39 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes III e IV (até cinco milhões de passageiros/ano e acima de cinco milhões de passageiros/ano). Os aeroportos mais bem classificados de cada categoria do regulamento serão reconhecidos pela ANAC. 

Inscrições 
Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do programa “Aeroportos Sustentáveis” até o dia 2 de fevereiro de 2024. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para meioambiente@anac.gov.br, sinalizando interesse em participar do projeto. Uma equipe da Agência entrará em contato para repassar mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto. O formulário deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.           

Edital  
O edital com todas as informações pode ser consultado no portal da ANAC.

Conheça os resultados das últimas edições 
Os resultados das últimas edições do programa e as medidas sustentáveis adotadas pelos aeroportos estão disponíveis
no portal da Agência

SustentAr 
Conheça também o Programa SustentAr, voltado a práticas de sustentabilidade por companhias aéreas e empresas de táxi-aéreo.  

Via | Assessoria ANAC Foto |

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)