Sebrae/MT oferece oficinas, consultorias, missões técnicas e outras ações para impulsionar o empreendedorismo no estado e fortalecer a economia local

Focada em fortalecer o empreendedorismo regional, a agência do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) em Rondonópolis ampliou em 60% o número de pequenos negócios atendidos em 2023 quando comparado a 2022. Além disso, a equipe realizou mais de 100 ações (entre eventos, oficinas, encontros, missões, cursos e seminários) e ofertou mais de 60 consultorias. A agência que atua há 25 anos na região, atingiu a marca de mais de 11 mil pequenos negócios atendidos durante o ano. 

Para se ter ideia, dos 11.844 pequenos negócios atendidos em 2023, 7.103 são microempreendedores individuais (MEI), 3.732 são microempresas (ME) e 1.009 são empresas de pequeno porte (EPP). A agência também atendeu 3.093 pessoas físicas neste ano.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT que esteve presente na região em eventos e ações para apoiar iniciativas voltadas aos pequenos negócios, reforça a importância de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo no interior do estado. “Muitas empresas são impactadas diariamente pelo Sebrae. São vidas e realidades transformadas por meio de ações que buscam capacitar os pequenos negócios para o desenvolvimento econômico sustentável. O aumento do número de atendimentos no interior do estado reflete a preocupação do Sebrae/MT em estar presente em todos os municípios para apoiar e fomentar cada vez mais a economia local com ações que fazem a diferença e geram conexões”, disse a diretora.

Lançamento do Sebrae Delas em Rondonópolis – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

A gerente do Sebrae/MT em Rondonópolis, Érika Santos, ressalta que os números demonstram a preocupação da instituição em fomentar cada vez mais o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o estado. “O aumento no número de negócios atendidos representa o propósito de aumentar a capacidade de atendimento e transformação dos pequenos negócios da região com ações realizadas e apoiadas pelo Sebrae/MT. Buscamos fortalecer os pequenos negócios na região Sul por meio de palestras, oficinas, cursos, consultorias e missões técnicas, impulsionando a economia local. Das ações ofertadas, cerca de 92% foram presenciais. Das empresas atendidas em ações setoriais, tivemos aumento médio de 104% no faturamento e 97% perceberam transformação nos indicadores pesquisados”, explica a gerente.

Desenvolvimento regional

As empresas de micro e pequeno porte representam 94,10% dos estabelecimentos presentes na regional, e são responsáveis por 53,79% dos postos formais de trabalho. De acordo com dados da Receita Federal, em julho de 2023 haviam 69.971 empresas ativas na região de Rondonópolis, das quais 93,3% eram matrizes e 6,7% filiais. Observou-se ainda a existência de 52.764 empresas inscritas no Simples Nacional. Do total de empresas ativas, 34.249 são microempreendedores individuais (MEI), 22.141 microempresas (ME), 6.277 empresas de pequeno porte (EPP), 4.701 médias ou grandes empresas, 212 empresas do governo e 2.391 empresas sem fins lucrativos.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social considerando as peculiaridades e potencialidades locais, a agência atinge 18 municípios da região Sul de Mato Grosso, que além de Rondonópolis, atende: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Itiquira, Guiratinga, Tesouro, Jaciara, Juscimeira, Poxoréu, Primavera do Leste, Dom Aquino, Campo Verde, Paranatinga, São José do Povo, Santo Antônio do Leste e São Pedro da Cipa. 

Érika ressalta a importância da região para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e que parcerias firmadas com os municípios e instituições são fundamentais para que a transformação aconteça. “É no município que o desenvolvimento acontece e estes que compõem a região são mola propulsora da economia do estado, seja na geração de emprego e renda, seja na produção agrícola e nas demais atividades empresariais. A integração destes municípios no programa Cidade Empreendedora e Sustentável é fundamental para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios e proporcionar melhorias no ambiente de negócios”, reforça.

Ações de impacto

Em 2023, 112 ações entre eventos, oficinas, encontros, missões, cursos e seminários foram realizadas pelo Sebrae/MT na região Sul do estado para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios, a exemplo do programa Sebrae Delas, lançado em Primavera do Leste e Rondonópolis. Ações de capacitação, liderança, oficinas, acesso a mercados para mulheres com e sem CNPJ foram realizadas durante todo o ano. “Impactamos mais de 500 empreendedoras nos municípios em que o programa foi lançado e ainda realizamos três caravanas com mais de 100 mulheres para a participação no evento ‘Inteiras para Liderar’ em Cuiabá no início de dezembro”, conta.

Outras ações como ‘Encontro de Comerciantes’, com a palestra do medalhista olímpico Gustavo Borges, além do ‘Seminário de Alimentação’, ‘Mutirão de Atendimento’ e ‘Atendimento e Empreendedorismo’ foram realizadas para impulsionar os negócios com conteúdos variados e transformadores.

A Semana do MEI foi realizada em Alto Araguaia, Alto Taquari, Campo Verde, Itiquira, Jaciara, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste e Rondonópolis para gerar aprendizados, conexões e experiências aos microempreendedores, o que impactou mais de mil pessoas. 

“Tivemos ainda o lançamento do Polo de Liderança em Primavera do Leste que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Realizamos o curso ‘Rotas da Liderança’ em Primavera do Leste e Alto Araguaia e o curso Bootcamp – Líder de Si mesmo em Rondonópolis, Jaciara e Alto Araguaia. A agência de Rondonópolis também foi a primeira a realizar o SONAR em Mato Grosso, entre outras ações de impacto”, comenta a gerente.

O principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec, foi realizado em Rondonópolis, Alto Araguaia, Campo Verde e Primavera do Leste para aumentar o potencial empresarial, desenvolver características de comportamento empreendedor e fazer com que os participantes descubram novas oportunidades de negócio. 

O evento ‘Superando Desafios’ realizado em Rondonópolis e Primavera do Leste, levou novas perspectivas, processos inovadores e estratégias para melhoria nos negócios dos mais de 500 participantes. A ação contou com a palestra do campeão olímpico e recordista mundial César Cielo, além de soluções nas áreas de crédito e finanças. Instituições bancárias também estiveram disponíveis para oferecer serviços e esclarecer dúvidas sobre as linhas de créditos disponíveis aos empreendedores.

Empreendedores da região Sul também estiveram presentes em missões técnicas nacionais realizadas pelo Sebrae/MT em feiras como a Automec, Fipan e Fispal. Cinco caravanas com empreendedores da região também participaram da Feira do Empreendedor 2023. 

Suporte especializado

Em 2023, a Agência de Rondonópolis do Sebrae/MT desenvolveu 63 consultorias para levantar as necessidades das empresas, identificar soluções e recomendar ações de melhoria. As consultorias de finanças, gestão de pessoas, vendas, marketing, tributação, planejamento estratégico, entre outras, têm como público-alvo microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais.

“As consultorias oferecidas pelo Sebrae auxiliam os pequenos negócios no desenvolvimento de estratégias e na resolução de desafios enfrentados na gestão. Pelo programa Sebraetec, oferecemos consultorias tecnológicas/inovação subsidiadas em 70% com mais de 100 temas. As mais realizadas em 2023 foram de criação de logomarca, comunicação visual, processos, design de ambientes, rotulagem e informação nutricional, estoques, lean e também de gestão da qualidade”, explica a gerente.

Foco em 2024

Em julho deste ano, a agência do Sebrae/MT de Rondonópolis completou 25 anos de atuação e atendimentos prestados. Criada com o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios na região Sul do Estado, a agência atua na transformação por meio das iniciativas realizadas durante todo o ano. 

“Em 2024, planejamos intensificar nosso compromisso com a região e aumentar significativamente os atendimentos presenciais em todos os municípios. Além disso, nosso objetivo é introduzir novas soluções de capacitação, ampliar missões nacionais e internacionais, disponibilizar mais consultorias gratuitas e subsidiadas, promover palestras e eventos, e consolidar parcerias estratégicas para fortalecer setores empresariais. O Sebrae reafirma seu empenho em impulsionar o desenvolvimento local”, finaliza a gerente.

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)