A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, inaugurou a Casa de Acolhimento Feminina “Casa Belbellita”. O objetivo é garantir que mulheres em vulnerabilidade social sejam acolhidas de forma emergencial e provisória. A iniciativa da gestora faz parte das diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e conta com a gestão e execução da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

“Cuidar de gente é nossa missão e garantir às mulheres, vítimas de qualquer tipo de violência e violação de direitos, é compromisso de nossa gestão. Por isso estamos cumprindo esse compromisso e entregando a casa de acolhimento à mulher para Cáceres”, reforçou a prefeita Eliene.

A casa tem oito quartos, um refeitório, uma sala pedagógica, uma sala de televisão, uma sala de gerência, uma sala de técnica, uma cozinha e lavanderia. A unidade tem uma capacidade de atendimento para 15 pessoas, entre mulheres e filhos, que sofreram violência de gênero e necessitam de proteção imediata, com atendimento humanizado.

“A Casa Belbellita disponibilizará serviços voltados às mulheres vulneráveis, onde acolheremos também mulheres desabrigadas por abandono, em situação de rua, migração, ausência de residência, em trânsito ou toda e qualquer situação onde se encontram sem condições de autossustento. Essas mulheres serão assistidas por uma equipe de referência que ofertará um trabalho social por meio de escuta, estudo diagnóstico para os encaminhamentos necessários visando contribuir com o fortalecimento da autonomia e protagonismo”, destacou a prefeita Eliene.

A Casa de Acolhimento funcionará 24 horas, com atendimento da equipe técnica para acolhida de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As formas de acesso serão por encaminhamentos da rede socioassistencial, segurança pública e especialmente pelas políticas setoriais e de defesa de direitos.

“Temos vagas, camas e acolhimento para 15 pessoas. A equipe técnica e a estrutura foi toda preparada para esse acolhimento que conseguimos implantar após anos de luta”, destacou a secretária de Assistência Social Fabíola Campos.

Com a inauguração da unidade pela a prefeitura de Cáceres  passa a ser o quinto município de Mato Grosso a implantar a iniciativa, a exemplo de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e Rondonópolis.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)