Com o tema “Brincar de Futebol”, as imagens selecionadas para o concurso mostravam representações do esporte em vários estados do país.

A foto de um garotinho indígena chamado Payawo Ikpeng, na época com 12 anos, fazendo uma jogada conhecida no futebol como ‘bicicleta’ venceu nessa quarta-feira (20) o primeiro lugar no 1º Concurso de Fotografia do Museu do Futebol, organizado pelo estádio do Pacaembu, em São Paulo. O registro foi feito pelo fotógrafo mato-grossense José Medeiros, na Aldeia Moygu, em Feliz Natal.

Em entrevista, José contou que a foto foi feita em 2012 e que passou um ano na região acompanhando um ritual de iniciação das crianças para a fase jovem adulta.

Segundo José, atualmente Payawo está com 23 anos e muito feliz com o alcance do registro. O fotógrafo também contou que documenta essa região há mais de 30 anos.

“Nesse dia eu tinha descido para tomar um banho e as crianças estavam brincando no rio. Quando você está imerso em algo assim, a sua câmera se torna invisível. Você faz parte da história também. Essa foto é única. A notícia do prêmio foi uma alegria imensa. O prêmio é todo dedicado a floresta”, disse.

José, que também trabalha como fotojornalista, relatou sobre a importância de um trabalho mais imersivo para a captura de imagens como essa. De acordo com ele, projetos assim fazem com que o fotógrafo “faça parte daquela realidade”.

Com o tema “Brincar de Futebol”, as imagens selecionadas para o concurso mostravam diversas representações do futebol, que é tão popular no Brasil, em vários estados do país. Ao todo, foram inscritas 222 fotografias.

Via | G1 Foto | José Medeiros

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)