Recentemente, tomou as manchetes dos principais veículos de comunicação, a declaração do fundador da Microsoft, Bill Gates, sobre a saúde pública no Brasil. O bilionário apontou os avanços que a saúde tomou no país depois da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para muitos, tal apontamento surpreendeu, mas para mim, então Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) já não era novidade.

Acompanho diariamente o que é feito pelos municípios para fazer o SUS acontecer. Estou ali, bem perto e vivenciando a experiência como Gestor de Saúde de Itiquira, e vejo as campanhas mensais, os mutirões de vacinação, de exames, de cirurgias, as ações de porta em porta, a luta dos profissionais de saúde para bater a meta, para descrever os serviços, para receber o custeio, enfim, por trás do SUS tem um grande sistema que faz o SUS ser como ele é.

Muitos mato-grossenses não sabem, mas é de Mato Grosso o primeiro Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, antecedendo a criação do próprio SUS! O Cosems/MT foi criado em 20 de maio de 1986, e desde o princípio seu principal objetivo é representar as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e congregar todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde como membros-efetivos e ativos.

Hoje somos um dos Conselhos mais representativos do país e temos trabalhado, nesta nova gestão, para ampliar a representação dos gestores em reuniões, pautas, eventos, ações de inovação, enfim, dando mais espaço para que os secretários mostrem o seu trabalho. Afinal, são 141 municípios diferentes (142 a partir de janeiro), que possuem suas realidades, populações e economias. Mato Grosso é grande em extensão e também em cenários. Costumo dizer que são muitos SUS no SUS do estado.

Graças à atuação do Cosems/MT, estamos encerrando 2023 com a pactuação do fluxo de regulação de urgência e emergência, com a atualização do manual do tratamento fora de domicílio (TFD). Também fechamos o ano convidando os órgãos de controle para conversarem sobre a imunização, buscando alternativas para que os municípios possam continuar desenvolvendo as ações e buscando melhores indicadores da imunização e mais.

Recentemente, no dia 20 de dezembro de 2023, o Cosems/MT celebrou mais uma conquista, avançando a primeira etapa para ser declarada entidade de utilidade pública municipal (Cuiabá). Dessa forma, agora o Conselho poderá angariar recursos, por meio da OPAS e também por emenda, para continuar investindo na participação ativa dos gestores nos mais variados espaços e capacitando a gestão dos municípios.

Mato Grosso também recebeu premiações nas Mostras de experiências exitosas, representando o Centro-Oeste em diversas ocasiões. Foi destaque, inclusive, na apresentação de trabalhos do ImunizaSUS e levou uma equipe de 44 pessoas para o Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de SMS, em Florianópolis. Desses, 21 eram gestores e puderam compartilhar as ações efetivas na área da saúde que vêm sendo feitas no país.

Posso dizer como Presidente do Cosems/MT, que hoje os municípios de Mato Grosso, representados pela diretoria executiva, equipe técnica e apoiadores, entendem a importância de participar de eventos, debates e palestras. Precisamos mostrar para o Brasil as estratégias que são desenvolvidas aqui e também aprender o que é feito lá fora que dá certo.

Continuamos, desde 1986, acreditando que o intercâmbio de informação é o ponto de partida para viabilização do SUS e temos, como prioridade absoluta, a luta pela autonomia dos municípios e pela consolidação do processo de descentralização das ações e serviços no âmbito do SUS em Mato Grosso. A saúde se faz nos municípios, de gestor para equipe e essa para os munícipes. Devemos dar aos municípios a importância que lhes é devida, e por isso continuaremos na luta pela valorização de quem faz o SUS acontecer!

Via | Flávio Alexandre dos Santos, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e Secretário de Saúde de Itiquira. Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)