Esse cenário de ar seco e poluído impacta direto na saúde, pois, as temperaturas mais altas levam as pessoas a permanecerem mais tempos em ambientes fechados, aumentando o risco de contaminação de doenças transmitidas pelo ar. Levando em conta que uma pessoa adulta respira mais de 10 mil litros de ar por dia e cerca de 90% do tempo em locais fechados. Vale destacar a importância da qualidade do ar interno nos ambientes, ele precisa estar adequado de forma que não prejudique a saúde das pessoas e a sua produtividade. Confira como o ar-condicionado pode contribuir neste momento da onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias. O alerta indica que as temperaturas máximas que podem chegar à 42º em algumas regiões. 

A população de algumas regiões do Brasil está vivendo dias bem quentes com a chegada da onda de calor, prevista para os próximos dias. Dias ensolarados e secos resultam em baixos índices de umidade propício para formação de queimadas, além de elevada concentração de material particulado, o que contribui para má qualidade do ar. A umidade relativa do ar atinge valores críticos nos horários da tarde, quando os termômetros apresentam momentos de altas temperaturas. 

Esse cenário de ar seco e poluído impacta direto na saúde, pois, as temperaturas mais altas levam as pessoas a permanecerem mais tempos em ambientes fechados, aumentando o risco de contaminação de doenças transmitidas pelo ar. Levando em conta que uma pessoa adulta respira mais de 10 mil litros de ar por dia, 450 litros de ar por hora, e passa cerca de 90% do tempo em locais fechados, respirar um ar seco é prejudicial à saúde humana, pois ressecam as mucosas respiratórias, barreiras de defesa naturais do corpo humano, provocando trasmissão de doenças respiratórias, alergias, irritações, tosses e até sangramento.

Os dias quentes e o ar seco colocam em alerta a importância da qualidade do ar a ser respirado pelas pessoas,  em especial em ambientes fechados, pois a maioria dos locais não possuem ventilação mecânica com a necessária renovação do ar, que pode assegurar um ambiente mais seguro, esse é o cenário que o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento chama atenção da sociedade.

Os sistemas de climatização possuem diversas funções, que podem contribuir para o bem-estar dos seres humanos, entre elas, manter a qualidade do ar interno dos ambientes necessária para saúde e qualidade de vida, de maneira que em tempos de ondas de calor, ar seco e qualidade do ar com baixa umidade relativa necessária para a vida humana, aparece como uma alternativa para o enfrentamento do calor neste período. 

 Um sistema de climatização mecânico tem diversas funções em um ambiente, entre elas, :

  • Ventilação –fazer a correta distribuição e renovação de ar
  • Controlar a Temperatura – conforto térmico
  • Manter a Umidade do ar – por meio de umidificação e/ou desumidificação
  • Renovar o ar interno – trocar o ar internomisturando externo e interno, diluindo assim contaminantes
  • Filtrar o ar – melhorando a qualidade do ar interno através de filtragem, removendo assim os poluentes do ar
  • Distribuição do ar – propicia uma melhor homogeneização das condições internas, evitando zona de estagnação (bolsões de ar)

A ABRAVA destaca ainda que os sistemas de climatização bem projetados instalados e mantidos garantem o conforto térmico e segurança a saúde das pessoas. Valendo destacar o equipamento de ar-condicionado deve estar com sua manutenção em dia, e o umidificador de ar abastecido com água previamente fervida para eliminar microrganismos. 

O Qualindoor da ABRAVA recomenda sempre a contratação de profissionais qualificados para a avaliação do ambiente, projeção, instalação e manutenção, de forma que assegura a execução dos serviços prestados de acordo com leis e normativas em benefício de todos. Para mais informações acesse o site da ABRAVA  www.abrava.com.br

Via | Assessoria Foto | Arquivo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)