Seguindo determinação do Ministério da Saúde que identificou a circulação de duas sublinhagens de uma das variantes do Coronavírus no Brasil, e que por isso, recomendou a aplicação de uma dose de reforço da vacina bivalente para a população em geral, mas com foco principal nos imunossuprimidos e pessoas acima de 60 anos, a secretaria municipal de Saúde, comunica que está disponibilizando o imunizante de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, das 07h as 11hs e, das 13h as 17h.

Conforme a enfermeira Noeny Souza, gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), “a vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população”.

Na verdade a vacina se encontra disponível desde o ano passado, mas devido a baixa procura, e a necessidade de medidas de prevenção e controle da Covid-19 diante da nova cepa do vírus detectada Ba, se faz necessária a segunda dose de reforço com a vacina bivalente para toda população acima de 12 anos que já tenha 06 meses que recebeu o primeiro reforço com a vacina bivalente.

Apesar das novas sublinhagens ainda não terem sido identificadas no estado, é importante se prevenir e se vacinar.

Aos interessados, a gerente da vigilância epidemiológica, destaca que a SMS tem vacinas disponíveis para toda população: a partir de 6 meses a 04 anos (Pfizer Baby), com 03 doses; de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), 02 doses e reforço, e 12 anos acima (qualquer idade): Pfizer Adulto – com 02 doses e reforço.

Reforçando que a vacina bivalente e demais vacinas acima citadas, estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, das 07h as 11hs e das 13h as 17hs.

Via | Ailton Lima Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)