A proteína pode ser estimulada de forma eficaz desde que tenha insumos com eficácia comprovada para o que se propõe

Em um panorama em que o envelhecimento populacional se destaca, a terceira idade emerge como foco de variadas pesquisas e discussões em diversas áreas, dentre elas, a nutrição. E o colágeno, proteína reconhecida por sua função estrutural no organismo, assume um papel significativo no contexto da saúde de indivíduos mais velhos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira acima dos 60 anos deve dobrar nas próximas décadas, projeção que respalda a necessidade de aprimoramento na compreensão de elementos que garantam um envelhecimento saudável e qualitativo.

O colágeno, constituído por aminoácidos, é a proteína mais abundante no corpo humano, representando cerca de 30% do total de proteínas presentes no organismo. Sua principal função é formar fibras que dão sustentação à pele, ossos, tendões e ligamentos.

No entanto, a produção de colágeno diminui à medida que envelhecemos. A partir dos 30 anos, perde-se gradativamente 1% da proteína por ano. Já após os 50 anos, o corpo começa a perder em um ritmo mais acelerado. Esta queda, intrínseca ao processo biológico de envelhecimento, se reflete na diminuição da elasticidade da pele, no aparecimento de rugas e na vulnerabilidade articular e óssea. A suplementação da proteína pode contribuir significativamente para a redução da degradação óssea e articular, além de promover a melhora da aparência da pele em indivíduos da terceira idade.

A saúde óssea é uma das áreas que despertam especial atenção quando se trata de envelhecimento. A osteoporose, caracterizada pela perda de massa óssea e pela fragilidade esquelética, acomete uma parcela expressiva da população idosa, se tornando um fator de risco para fraturas e quedas. A atuação do colágeno neste cenário é investigada como um possível mitigador da deterioração óssea, em função de sua capacidade de promover maior densidade e resistência aos ossos.

A degeneração articular, por sua vez, também figura entre as condições frequentemente associadas à idade avançada. A suplementação é explorada na pesquisa científica como um agente potencial no auxílio à regeneração da cartilagem, bem como na promoção de uma melhor lubrificação articular, minimizando dores e desconfortos.

Estabelecer uma relação harmônica entre a alimentação e a suplementação de colágeno, sempre sob orientação profissional, figura como estratégia vital para maximizar os benefícios desta proteína no organismo em fase de envelhecimento, contribuindo para uma jornada mais saudável e autônoma na terceira idade.

Como estimular a produção de colágeno nos idosos?

Há diversas formas de estimular a produção: por meio da reposição via suplementação; ao aumentar a ingestão de Vitamina C, através de suplementos e alimentos como laranja, limão, acerola, goiaba e mamão, além de alimentos que contêm colágeno: alguns tipos de carnes, gelatinas, mocotó, peixes com espinhas e escamas e caldo de ossos. A falta de colágeno pode causar um maior desgaste de articulações e flacidez da pele, sintomas esses que se acentuam na terceira idade.

Uma forma de evitar isso é fazendo a ingestão de alimentos ricos nessa proteína, como carnes e gelatinas, assim como de suplementos nutricionais e vitamínicos que têm aminoácidos que estimulam a produção do colágeno”, explica Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.

O mercado de colágenos é amplo, sendo possível encontrar opções para diferentes necessidades, como é o caso dos idosos. O novo Body Support da Puravida foi formulado com body balance, proteína e creatina. Essa combinação com a prática de um estilo de vida equilibrado, contribui para evitar a sarcopenia, redução da gordura corporal, o aumento da massa magra, da força e resistência muscular.

“A grande variedade do produto no mercado pode gerar uma certa confusão sobre as indicações de uso, por isso sempre recomendo que o paciente procure ajuda especializada para esclarecer todas as dúvidas e a melhor forma de suplementar. Em alguns casos, a reposição pode ser feita por alimentação e, em outros, com suplementos com insumos que realmente tragam benefícios para o corpo”, finaliza a nutricionista.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.   

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)