Seguindo com a programação das festividades comemorativas alusivas aos 70 anos de emancipação política do município, a prefeitura inaugurou no final da tarde desta quarta-feira (29) as novas instalações da Unidade de Saúde do Residencial João de Barro, que leva o nome do líder comunitário (falecido), Benjamim de Moraes Delgado, o seu Beja.

O homenageado que era natural de Rondonópolis, e faleceu em 12/05/2010 aos 70 anos, era servidor público estadual, tendo atuado por 35 anos no extinto Dermat – Departamento de Estradas Rurais de Mato Grosso.

O seu Beja, como era mais conhecido na comunidade, era pai de 10 filhos, 20 netos, 15 bisnetos e 04 tataranetos deixou um legado de trabalho e dedicação à comunidade, tendo em vida, ajudado muita gente nas mais diversas demandas e necessidades, sendo portanto considerado um grande amigo e benfeitor da comunidade.

Na verdade, foi um Projeto de Lei Nº. 9193/ de 20 de abril de 2017 de autoria do então vereador João Mototáxi, que concebeu o nome do senhor Benjamim de Moraes Delgado ao PSF do Residencial João de Barro.

A presidente do Bairro Glória Maria Rodrigues, a dona Glorinha, falou do homenageado e destacou suas ações sociais em prol da comunidade nas suas atuações como liderança comunitária. “O seu Beja deixou um legado muito importante, porque ele trabalhava para ajudar cada pessoa que o procurava pedindo ajuda. Então acho merecida esta homenagem a este valoroso companheiro de lutas”, disse a líder comunitária.

ESTRUTURA

Na verdade o PSF do João de Barro já existia, mas em razão do tempo de construção já apresentava algumas deficiências estruturais, e o prefeito então decidiu reformá-lo. No entanto, diante da situação verificada, entendeu-se necessária uma reconstrução. O que foi feito, mediante um projeto arquitetônico mais arrojado e moderno que possibilitou ampliar as dependências e acomodar mais instrumentos de atenção à saúde da comunidade.

O novo posto dispõe de um prédio moderno, com sala para recepção; banheiros (masc. e fem.) para PNEs; sala para inalação e curativos; sala de procedimentos, sala de acolhimento; consultório odontológico; consultório médico; sala de enfermagem; sala de material de esterilização; DML- depósito de material de limpeza, almoxarifado, sala de expurgo, copa, e banheiros masculino e feminino para funcionários.

Segundo a coordenadora da unidade, enfermeira Valdelaine Ferreira, a nova unidade atende cerca de 2,8 mil famílias dos bairros: João de Barro, Jardim HD, Jardim Por do Sol, e parte do Monte Líbano, Jardim Liberdade e Jardim Buriti. Com isso, pelo menos 11 servidores atendem as pessoas que procuram a unidade de saúde. São eles: 01 enfermeira, um médico, um dentista, 01 auxiliar de dentista; 04 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), uma recepcionista e uma auxiliar de serviços diversos.

INVESTIMENTOS

O prefeito falou da inauguração da nova unidade de saúde, lembrando que ele, há muitos anos, enquanto vereador da cidade, ajudou na construção do bairro, na época realizado em regime de mutirão, onde as pessoas (futuros) moradores se ajudavam e construíam as casas de forma conjunta, todo mundo se ajudando nos finais de semana.

Pátio também falou dos investimentos que a sua gestão fez no bairro, levando pavimentação, água e rede esgoto, construiu escola/creche, unidade de saúde e área de lazer. Ontem, ainda durante a inauguração, o prefeito se comprometeu em priorizar o bairro, instalando iluminação de led em todas as ruas do bairro.

Na oportunidade da inauguração, o prefeito se fazia acompanhar do vice Aylon Arruda, do diretor presidente do Sanear, Paulo José Corrêa, de diversos secretários municipais, incluindo a secretária de Saúde, Ione Rodrigues e lideranças comunitárias da região.

Via | Ailton Lima Fotos | Antonio Carmelo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)