Além da redação, textos com análises aprofundadas sobre o papel da mulher estiveram presentes em ambas as áreas de conhecimento

O domingo seguinte ao feriado de Finados foi marcado pelo primeiro dia do Enem 2023, previsto para receber cerca de 3,9 milhões de estudantes em todo o Brasil para as provas de Redação, Linguagens e Códigos, e Ciências Humanas. 

A redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, não foi a única prova a abordar os problemas sociais enfrentados pelas mulheres no Brasil e no mundo, segundo a assessora de Artes do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto. “Desde Língua Portuguesa até  Educação Física, várias questões abordaram a falta de reconhecimento profissional das mulheres, da violência doméstica, da mudança do papel feminino na sociedade e da redução na taxa de fertilidade, além da saúde emocional da mulher no esporte, entre outros temas”, enumera.

Uma das questões da prova de Educação Física abordou a desistência da ginasta Simone Biles de competir por medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, a pressão sobre as atletas e a importância do cuidado com a saúde mental, tanto quanto com a saúde física.

Na prova de Língua Portuguesa, foi exigida a interpretação de duas campanhas publicitárias que abordaram questões femininas: uma sobre o papel da amamentação e outra sobre a importância de denunciar a violência contra a mulher durante o período pandêmico de isolamento social.

Karoline também lembrou uma questão da prova de Ciências Humanas que trouxe o reconhecimento póstumo da arquiteta Lina Bo Bardi como responsável pelo projeto do MASP (Museu de Arte de São Paulo). “Ela passou a vida aceitando que o marido, Pietro Maria Bardi, assinasse como o responsável pela obra”, ressaltou a especialista.

Como nas edições anteriores, o Enem apresentou quatro provas diferentes: azul, branca, rosa e amarela, com as mesmas questões, mas dispostas de forma diferente para evitar fraudes. O segundo dia de exames está marcado para 12 de novembro. Os candidatos terão que responder a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, com início às 13h30 e término às 18h30.

O gabarito oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) será divulgado em 24 de novembro. No entanto, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza um gabarito interativo extraoficial nesta página no mesmo dia da prova. Para conferir, basta acessar a página, escolher a cor da prova de interesse e verificar as respostas das questões de cada área do conhecimento. Ao acessar a resposta, a ferramenta interativa dará o resultado correto, confirmando se o candidato acertou ou não cada uma das questões. Por fim, somará os acertos e mostrará a nota aproximada do estudante. Os resultados finais serão divulgados pelo Inep no dia 16 de janeiro de 2024.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)