A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de vigilância intensificou ações de combate e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe endemias percorreu boa parte dos bairros da cidade realizando bloqueio e borrifação em pontos estratégicos para prevenção da proliferação do inseto. “Nossos agentes aproveitam o contato direto com os moradores e realizam pequenas palestras e com a cooperação da comunidade busca ativa de focos do mosquito. É um trabalho que não tem data para acabar, todas as semanas estamos com nosso pessoal trabalhando passando e convocando a comunidade para a luta contra doenças tão perigosas”, conta Ana Maria Mendes Simão, chefe da Vigilância Sanitária do município.

A secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damacena destaca que os casos de dengue caíram consideravelmente no município, mas os cuidados precisam ser constantes. “Não podemos descuidar nenhum dia. Se hoje os registros caíram foi pelo bom trabalho realizado pelo município e pela conscientização da sociedade. Mas se começar o período de chuva e a população abaixar a guardar a situação voltará a níveis alarmantes. Faço um apelo aos moradores de Pedra Preta: recebam de braços abertos nossos colegas que chegam para combater o mosquito e passar orientação. Mantenham os cuidados necessários e sempre, sempre elimine qualquer tipo de depósito que possa acumular água. Essa doença é traiçoeira e mata”, alerta.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira da pele, manchas vermelhas pelo corpo, vômito e dores abdominais.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)