Instituição está com inscrições abertas para 30 vagas, em Cuiabá, para formação que ensina fazer os famosos pratos da culinária japonesa

A culinária japonesa caiu tanto no gosto dos brasileiros nas últimas décadas que extrapolou os restaurantes de comidas orientais e, atualmente, é possível provar em praças de alimentação e buffets de rodízios sushis e sashimis – pratos mais pedidos e consumidos do cardápio japonês, aqui no Brasil. Mas você sabe qual a diferença entre sushi, sashimi e como eles são feitos?

Ambos têm em sua base peixes ou frutos do mar, mas guardam diferenças entre si, explica o chef Miguel Cardoso, instrutor de cursos de Gastronomia e Produção de Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). 

“A grande diferença é que no sashimi a gente utiliza somente a posta do peixe nobre, então vamos utilizar o lombo e fazer filetas. Já o sushi são todos os preparos que levam arroz e a alga, podemos fazer enrolados com recheios variados e tudo vai se denominar sushi”, ensina o chef.

Basicamente, o sushi é o arroz temperado com uma fatia de peixe, ou frutos do mar, por cima. Os “enroladinhos”, como são conhecidos popularmente, levam uma tira de arroz avinagrada, um pedaço de peixe cru no centro (ou outros ingredientes de recheio) e, depois, são enrolados por uma tira de nori, a famosa alga marinha.

O sashimi é apenas o peixe, ou fruto do mar, fatiado e puro e é considerado o prato mais saboroso da gastronomia japonesa. No Brasil, é possível encontrar ambos os pratos com combinações inusitadas que normalmente levam ingredientes como o cream cheese e frutas tropicais em receitas que fogem do tradicional japonês.

Preparo de Sushi e Sashimi

Para prepará-los é preciso dominar alguns segredos de execução que vão desde a escolha certa do peixe, identificando se está fresco, até a maneira correta de cortá-los, servi-los e combiná-los com molhos, pastas e acompanhamentos para realçar o sabor.

E todos estes conhecimentos podem ser obtidos no curso gratuito de ‘Preparo de Sushi e Sashimi’ do Senac-MT que está com inscrições abertas, em Cuiabá, para 30 vagas em duas turmas, sendo uma com início previsto para o dia 13 de novembro, cujas aulas serão realizadas das 7h30 às 16h30, e outra para ser iniciada no dia 21 do mesmo mês, das 13h30 às 16h30.

Na formação de 40 horas-aula, os alunos aprenderão o pré-preparo, conforme ficha técnica de produção e boas práticas na manipulação de alimentos, e finalizar a produção de sushis e sashimis, de acordo com os diferentes tipos e suas apresentações.

Segundo uma das maiores plataformas de carreiras do país, um sushiman, profissional responsável pela elaboração, preparação e montagem dos pratos, ganha em média um salário de R$ 1.651,00 e a remuneração pode chegar até R$ 2,9 mil.

“O Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão, portanto, é uma cultura e culinária amplamente difundida no país que guarda muitas possibilidades de trabalho. Ao final dos cursos, os alunos estarão aptos para desenvolver e executar variadas receitas, podendo atuar em estabelecimentos especializados ou iniciar o próprio negócio”, elenca o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer. 

As inscrições podem ser feitas pela Central de Relacionamento da instituição, via WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, ou na unidade educacional do bairro Boa Esperança, das 7h30 às 21h. As matrículas são realizadas mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto, comprovantes de endereço e de escolaridade. Menores devem estar acompanhados de um responsável legal.

Serviço:

Curso gratuito – ‘Preparo de Sushi e Sashimi’

Pré-requisitos – a partir dos 16 anos com, no mínimo, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo

Turma I – segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, a partir de 13/11

Turma II – segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, a partir de 21/11

Via | Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT) Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 2 visits today)