O prefeito José Carlos do Pátio acompanhado pela primeira-dama Neuma de Moraes esteve na manhã desta quarta-feira (18) na capital Cuiabá, no Auditório Conselheiro Lenine de Campos Póvoas, da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), onde foi homenageado e recebeu duas honrarias, sendo: um Diploma de Honra ao Mérito e a medalha Rui Barbosa de Gestão de Qualidade aos gestores públicos que contribuíram para a efetividade da gestão estratégica do Tribunal de Contas.

Na oportunidade o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli entregou os Mapas Estratégicos do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) aos mais de 100 municípios. O documento oferece diretrizes de longo prazo para a elaboração de políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico. 

O GPE conta hoje com 118 municípios adesos, abrangendo 90,5% da população mato-grossense, que é beneficiada com estratégias para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, segurança, economia e assistência social. Isso porque, a ferramenta considera as especificidades de cada região e estabelece eixos para a evolução contínua destes setores nos próximos 12 anos. “Este é o projeto de maior relevância da nossa gestão, diretamente vinculado a uma nova visão institucional, voltada à orientação, ao desempenho, à colaboratividade e à efetiva prestação de serviços ao cidadão”, diz Novelli. 

Os mapas distribuem os objetivos de cada gestão em perspectivas como: sociedade, processos internos, aprendizado, crescimento e finanças. Além disso, neles, poderão ser analisadas as características locais. Com a entrega, o TCE-MT também avança rumo ao cumprimento de outra meta: elevar a gestão pública de Mato Grosso ao patamar de referência nacional. 

Para tanto, nos últimos dois anos o órgão vem oferecendo cursos e consultorias, bem como, disponibilizado softwares e demais instrumentos necessários à sua execução. Para Novelli, este é um passo decisivo para a implantação da cultura do planejamento, o que fará com que os municípios acompanhem a evolução de Mato Grosso, estado que mais cresce no país. “Estamos dando exemplo de que, para além de planejar, é preciso atingir a meta, às vezes reprogramar, mas sempre a implementar”, afirma.

AGRADECEU

O prefeito Pátio, agradeceu a honraria recebida e a ofertou a toda a população de Rondonópolis, atribuindo o feito do recebimento ao trabalho dos servidores públicos de todos os cargos da administração, incluindo os de confiança pela colaboração e empenho.

O prefeito disse ainda que “o prêmio é a confirmação do resultado dos trabalhos da gestão, por termos chegado a 100% de rede de esgoto; 100% de água tratada; e o resultado da universalização da educação infantil; e ainda por estarmos com todos os Distritos Industriais asfaltados; infraestrutura em toda a cidade de Rondonópolis e ainda atenção básica de saúde onde temos mais de 60 PSFs fazendo cobertura básica em toda região; áreas de lazer para toda a sociedade; o que tem no centro, tem os bairros. E quero aqui dizer que todos os cidadãos estão sendo tratados de forma igual, o que tem elevado muito o nível e a qualidade de vida da população”, assegurou Pátio.

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)