O Centro Cultural do Parque Geórgia será invadido por linhas de crochê. A partir desta quinta-feira (19), às 18h30, todos os interessados e interessadas em artes manuais podem participar das oficinas gratuitas que serão ministradas pelas crocheteiras Alice Pereira, Eliane Alini e Michele Neves. O projeto “Bombardeio de Fios”, idealizado pela arte-manualista  Alice Pereira, foi contemplado no edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (edital 03/2022/Secel/MT) e tem como objetivo promover o aprendizado do crochê e levar a arte-manual para ocupar espaços de convivência de forma coletiva, colorida e alegre.

Alice explica que, ao final das oficinas, as peças confeccionadas farão parte de uma exposição pública e coletiva no bairro. “O ‘Bombardeio de Fios’ vai ocupar o Centro de Cultura Popular do Parque Georgia, decorando o espaço com artes manuais feitas pela própria comunidade.  Vamos confeccionar muitas peças que serão utilizadas para deixar o ambiente mais bonito durante o período de Natal”, disse a artesã.

Além das aulas de crochê, os participantes também terão momentos de prática de yoga para relaxamento e ginástica laboral, exercícios que são grandes aliados dos arte-manualistas.

“A oficina pode ser realizada por homens, mulheres, adultos e jovens a partir dos 14 anos desde que possuam a autorização dos pais ou responsáveis. Todos estão adeptos para o aprendizado do crochê, é uma atividade sem distinção e inclusiva”, convidou Alice.

Bombardeio de Fios na Escola Waldorf Brasilis – Quem não puder comparecer às aulas ministradas na região do Coxipó, poderá se inscrever nas aulas que serão conduzidas a partir de sexta (20), às 13h30, no Colégio Waldorf Brasilis. 

Toda a estrutura da oficina será replicada nos dois endereços com a finalidade de contemplar o maior número possível de pessoas interessadas em contribuir e aprender com a arte do crochê.

Yarn Bombing – A ideia inicial do projeto foi inspirada em um movimento internacional denominado Yarn Bombing (‘bombardeio de fios’ em tradução literal). Uma iniciativa que busca ressignificar as ruas com artes manuais. Esse movimento teve início em 2006 e desde então tem crescido ano após ano e transformado as ruas de diversas partes do mundo, deixando o caminho mais divertido e colorido. Uma de suas obras mais conhecidas foi quando um ônibus foi coberto com crochê, para alcançar este resultado foram necessários vários voluntários e uma semana de trabalho.

Alice participa ativamente desse movimento desde 2018 enviando peças para várias cidades do Brasil e Itália e decidiu mostrar que a arte produzida em casa também deve ocupar as ruas. Formada em Pedagogia pela UNEMAT e em Pedagogia Waldorf pela associação SOLARIUM –Cuiabá e pós-graduada em Artes-manuais para a educação pela Facon/SP, tem atuado também com arte-manualista dando legitimidade ao trabalho manual realizando instalações e intervenções artísticas, com diálogo aberto entre as artes e as manualidades.

“A intenção é trazer uma valorização para o trabalho manual, ampliando a visão do trabalho artístico desenvolvido por cada artesão ao produzir uma peça. Sabendo que o artesanato é produzido de forma manual, sem o uso de máquinas, entendemos que cada um tem um detalhe diferente. Além do mais, o feito a mão tem o diferencial que o destaca do feito em série, pois o esmero na produção traz mais qualidade ao produto, criando assim, peças únicas, com história, com suor e grande valor agregado”, reforçou Alice.

SERVIÇO:

O quê? Oficina GRATUITA de crochê

Quando? Todas às quintas-feiras, a partir do dia 19, às 18h30. 

Onde? Centro de Cultura Popular – Parque Geórgia. Rua Cananéia, S/N, Bairro Parque Geórgia, Cuiabá.

Inscrições GRATUITAS através do telefone (65) 99302 8823

O quê? Oficina GRATUITA de crochê

Quando? Todas às sextas-feiras, a partir do dia 20, às 13h30. 

Onde? Colégio Waldorf Brasilis. R. L Um, 12 – quadra 33 – Dom Bosco, Cuiabá

Inscrições GRATUITAS através do telefone (65) 99302 8823

Mais informações através do instagram @alicem_pereira 

Via | Assessoria Fotos | Divulgação

(Visited 1 times, 1 visits today)