Objetivo é fazer da sinergia entre as instituições uma força motriz para preparar os empreendedores interessados em ampliar sua presença no mercado on-line brasileiro e internacional

Uma parceria entre Sebrae e Correios firmada nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, vai viabilizar uma série de ações estratégicas e garantir apoio aos donos de micro e pequenas empresas em três eixos de atuação: e-commerce, internacionalização e políticas públicas de logística. O crescimento significativo das vendas feitas a partir de plataformas digitais, principalmente depois da chegada da pandemia de Covid-19, fez com que as MPE precisassem se preparar para atender a um volume de demanda cada vez maior. Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, entre maio de 2020 e o último mês de julho, a proporção de empresas que usam ferramentas digitais para efetuar vendas saltou de 59% para 75%. 

Para superar esse desafio, governos, empresas públicas e agências de desenvolvimento, como o Sebrae, direcionaram esforços para promover a melhoria da produtividade das micro e pequenas empresas, agentes fundamentais para a geração de emprego e renda na economia. Nesse contexto, a adequação das MPE, com destaque para os processos de e-commerce e importação/exportação de insumos/produtos, tornou-se fator-chave para as empresas em praticamente todos os segmentos produtivos.

As duas instituições também lançaram o selo em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A imagem traz as cores do Sebrae com a logo da campanha “Compre do Pequeno” e faz referência à cafeteria de um microepreendedor, estabelecimento firmado no imaginário dos brasileiros.   O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância da parceria com os Correios e do lançamento do selo comemorativo. Segundo Décio, os Correios são uma das empresas mais antigas do país e com enormes serviços prestados para o desenvolvimento brasileiro.

“Os Correios estão presentes em todos o país, assim como o Sebrae. Essa presença vai ser estratégica para levarmos conhecimento aos empreendedores que estão nas cidades, mesmo as mais distantes. Estamos atuando com sustentabilidade, inovação e inclusão ”, comentou. “Vamos contribuir para o fortalecimento do e-commerce, que passou por um enorme impulso no período da pandemia e continua sendo um dos principais meios de venda das pequenas empresas”, acrescentou Décio.

O diretor de Operações dos Correios, Temístocles Júnior, comentou sobre a importância da parceria com o Sebrae, que tem como foco a orientação de empreendedores voltada para a gestão de negócios e incentivo ao desenvolvimento da economia local, em especial nas áreas de logística e promoção comercial. “Para nós, é fundamental estimular o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, porque elas são geradoras de negócios também para os Correios.”

A parceria vai preparar os pequenos negócios para atuarem no mercado de e-commerce com apoio na logística de comercialização e entrega de produtos e no acesso ao mercado internacional para as MPE que desejam exportar.

O plano de trabalho estabelecido entre Sebrae e Correios busca apresentar soluções que permitam aos pequenos negócios superarem esses desafios e avançar na ampliação da sua produtividade e competitividade.

No eixo e-commerce, o principal objetivo é fazer com que os donos de micro e pequenas empresas compreendam como seu negócio pode se consolidar nesse canal digital de vendas. Por meio de feiras, palestras, workshops e materiais com acesso digital, as instituições pretendem qualificar os empreendedores e integrá-los a esse complexo ecossistema que é o e-commerce brasileiro.

No aspecto da internacionalização, o objetivo é levar aos empreendedores a compreensão de que as barreiras para se chegar a outros países já não existem mais. Entretanto, é preciso buscar capacitação para entender como funciona a dinâmica de expandir a atuação da empresa para o mercado exterior. Esse eixo de ação da parceria se propõe a realizar um projeto piloto de exportação para os Estado Unidos, elaborar e-books dos serviços de exportação e promover webinares por meio de uma ação conjunta entre Sebrae, Correios e APEX.

Por fim, as Políticas Públicas de Logística terão como principal entrega um estudo de tendências e gargalos na logística nacional, dadas as dimensões quase que continentais do país. O estudo vai permitir a estruturação de dados primários disponíveis e ainda a realização de um Seminário Nacional: “Políticas Públicas para logística empresarial”.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

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