Entre as conquistas do programa estão a criação de dois circuitos turísticos e a fundação de uma Associação para Fomento e Desenvolvimento do Turismo nos municípios da região 

Você sabia que a maior cratera de impacto de asteroide do Brasil e da América do Sul fica em Mato Grosso? O Domo de Araguainha – que é o nome desta cratera – fica localizado na divisa com Goiás e é do tamanho da cidade de São Paulo. Pesquisadores estimam que o impacto de meteoritos que causou a cicatriz de 40 quilômetros de diâmetro na região ocorreu há 250 milhões de anos.

São aproximadamente 1,3 mil quilômetros quadrados de uma estrutura rara, preservada e rica historicamente, no qual tem o potencial de transformar o cenário turístico do estado. E, com o objetivo de fomentar e desenvolver o setor na região, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) tem atuado com a rede de agentes de roteiros turísticos no Domo de Araguainha.

Os municípios de Araguainha, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga e Ponte Branca englobam a região e são atendidos pela equipe que atua com o objetivo estratégico de levar desenvolvimento de produto e governança para as Instâncias de Governança Regional (IGR).

“Os agentes do Sebrae são distribuídos dentro do estado para atuar em municípios que já fazem parte do mapa do turismo brasileiro e estão aderidos no programa de regionalização do turismo brasileiro”, explica a consultora do Sebrae/MT e coordenadora da rede em Mato Grosso, Tatiana Fernandez.

O Sebrae/MT executa desde 2022 o programa agentes de roteiros turísticos para promover a estruturação das IGRs e, consequentemente, levar desenvolvimento aos municípios que não estavam contemplados com consultorias técnicas na área de turismo.

“Alguns municípios nem percebiam a potencialidade desse mercado e por isso eles recebem consultorias frequentes para entender como é o processo de construção e operação de um produto e quais são os critérios de comercialização de um produto”, ressalta.

A analista da agência do Sebrae/MT em Rondonópolis, Débora Mendes, afirma que o trabalho é desenvolvido na região para gerar transformação e principalmente participação dos órgãos públicos nesse processo de desenvolvimento. “O programa atua na formatação dos atrativos da região na criação de produtos, mas principalmente no fortalecimento da governança para fazer com que os gestores públicos desenvolvam ações estratégicas para o desenvolvimento regional do turismo”, explica.

Resultados positivos

A coordenadora Tatiane Fernandez afirma que o programa já lançou, por exemplo, produtos em comunidades tradicionais quilombolas e que frutos já estão colhidos em todo o estado. “O programa já chegou em produção associada ao turismo, desenvolvendo turismo e experiência em áreas que antes não eram percebidas como potenciais, já promoveu também a criação de associações para o fomento e captação de recursos federais para investimento do turismo no estado e até na questão de fazer com que os Conselhos Municipais de Turismo sejam ativados e atuem de forma mais efetiva na promoção do setor”, explica.

O consultor de turismo do Sebrae/MT que atende a região do Domo de Araguainha, Sidnei Varanis, explica que é importante realizar um acompanhamento para verificar a estruturação e funcionamento dos atrativos turísticos. “Se os atrativos estão funcionando, a gente vê o que pode melhorar e se não estão funcionando, a gente analisa e faz a formatação para que esses locais estejam preparados para receber visitantes com segurança, qualidade, infraestrutura adequada e gestão eficiente”.

Dentre os resultados do programa em Mato Grosso estão a entrega de dois circuitos, previstos para o mês de novembro. O ‘Circuito Domo de Araguainha’ é um projeto voltado para a região da MT-100, onde oito pontos foram mapeados com locais de identificação sobre a importância geológica e histórica da região e consequente preparação de guias e condutores. Já o ‘Circuito do Diamante’ é voltado ao ecoturismo e terá como foco a valorização dos sítios, cachoeiras, rios e comunidades ribeirinhas da região.

Criação da Associação Regional

Outra conquista do trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MT no Domo de Araguainha foi o apoio na criação da Associação para Fomento e Desenvolvimento do Turismo nos municípios da Região. A Associação foi oficializada no dia 19 de setembro, em Alto Araguaia, e representa um marco no setor turístico da região que forma o Domo.

O presidente do Conselho Administrativo da Associação, Renato Rezende, afirma que a participação ativa e engajada do Sebrae/MT na criação e fomento da Associação é de extrema importância e merece destaque.

“Ao longo dos últimos meses, a equipe do Sebrae/MT desempenhou papel crucial em todas as etapas deste processo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor de turismo em nossa região. Os profissionais trouxeram expertise e conhecimento valiosos para orientar nossa associação desde sua fase inicial de formação. A vasta experiência em empreendedorismo, gestão e promoção do turismo foi fundamental para estabelecermos uma base sólida e estratégica para nossas atividades”, descreve o presidente.

Renato Rezende ressalta que o trabalho desenvolvido com o apoio da instituição vai transformar a região e gerar um impacto econômico positivo.

“O aumento do turismo resultará em oportunidades de negócios, geração de empregos e crescimento econômico para nossas comunidades e empresários locais da Região do Domo de Araguainha. Essa contribuição vai além de orientação técnica, ela representa desenvolvimento econômico, empregos, aprimoramento da qualidade dos serviços turísticos e construção de uma reputação forte para nossa região como um destino turístico de destaque. Agradecemos muito o trabalho do Sebrae/MT”, finaliza.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)