Saiba como enfrentar crises alérgicas desencadeadas pelo pólen na estação das flores

Com a chegada da primavera, a natureza se transforma em um espetáculo de renovação, à medida que as plantas entram em florada e liberam grãos de pólen no ar. Essa renovação sazonal, embora deslumbrante, pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, tornando a primavera uma estação desafiadora. As alergias ao pólen podem afetar significativamente a qualidade de vida, causando sintomas como espirros, coriza, coceira nos olhos e garganta irritada. No entanto, é importante destacar que existem estratégias eficazes para gerenciar essas condições alérgicas, permitindo que todos aproveitem a estação primaveril com mais conforto e bem-estar.

Inicialmente, é importante monitorar as previsões de pólen em cada região. Diversos sites e aplicativos oferecem informações atualizadas sobre os níveis, auxiliando na preparação para os dias em que a concentração estiver alta. O Pollen, aplicativo Klarify e a página de alergia do Weather Chanel são boas fontes para obter esses indicadores. Evitar atividades ao ar livre durante esses períodos pode reduzir significativamente a exposição. Além disso, manter a casa livre de pólen é fundamental. Isso inclui manter as janelas fechadas durante o dia e usar um purificador de ar com filtro HEPA para reduzir os alérgenos em ambientes fechados. Lavar roupas de cama regularmente e evitar secá-las ao ar livre durante a estação da primavera também ajuda a minimizar a exposição ao pólen.

Outra ação fundamental é evitar programas externos no início da manhã e no fim da tarde, pois os níveis da fonte de proteína das abelhas tendem a ser mais altos nesses horários. Na estação, é válido optar por se exercitar ou passear em momentos de menor concentração de pólen para reduzir a exposição.

Além disso, é importante entender que o pólen não é apenas um desencadeador direto de alergias. Ele pode atrair ácaros, fungos e bactérias para os ambientes. À medida que as partículas se depositam em superfícies, como móveis, roupas de cama e carpetes, elas fornecem um substrato nutritivo para esses micro-organismos. Os ácaros, por exemplo, alimentam-se de partículas orgânicas, incluindo o pólen, enquanto os fungos e bactérias podem se proliferar em ambientes ricos em material orgânico. Logo, o pólen não apenas desencadeia alergias por si só, mas também cria um ambiente propício para o crescimento desses alérgenos adicionais, tornando o controle das alergias ainda mais desafiador.

Para combater essa complexidade, a Alergoshop, marca nacional especialista no desenvolvimento de produtos hipoalergênicos, desenvolveu itens que ajudam a lidar com a alergia ao pólen. Um exemplo é a Solução ADF Plus, desenvolvida para eliminar, repelir e controlar a quantidade de ácaros, fungos e bactérias nos ambientes. Ela é indicada principalmente para pessoas que sofrem de asma, rinite e bronquite, sendo segura até mesmo para quartos de crianças, uma vez que não é tóxica.

Outra opção desenvolvida pela marca é a linha de capas antiácaro para travesseiros e colchões. Além de impermeáveis, elas proporcionam uma solução eficiente e econômica para alergias sazonais. O uso das capas antiácaro é descrito no Consenso Mundial de Tratamento da Asma e Rinite como parte essencial no controle dessas doenças. Elas impedem o contato com os ácaros e seus dejetos, mantendo as alergias sob controle, reduzindo a necessidade de medicamentos e proporcionando noites bem dormidas, melhor rendimento na escola e no trabalho, e, acima de tudo, mais qualidade de vida.

É válido ressaltar que, se as crises alérgicas persistirem ou forem graves, é fundamental consultar um especialista em alergias. Eles podem realizar testes para identificar os alérgenos específicos que desencadeiam a reação e oferecer tratamentos personalizados, como a imunoterapia alergênica, que pode ajudar a reduzir a sensibilidade ao longo do tempo.

Lidar com alergias ao pólen durante a primavera pode ser desafiador, mas tomando os cuidados necessários e buscando orientação médica quando preciso, é possível tornar essa estação mais agradável e aproveitar ao máximo todas as maravilhas que a primavera tem a oferecer.

Sobre a Alergoshop:

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede é líder no país para entender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de cerca de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. Saiba mais em: https://alergoshop.com.br/

Via | Assessoria Foto | Futurity

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)