O 21.º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida ocorreu entre terça (19) e quarta-feira (20), de forma presencial, no Espaço do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, em São Paulo

Com sucesso de público, o  21.º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) nas Empresas, já se consagrou como o principal evento de qualidade de vida no trabalho da América Latina. A iniciativa, que ocorreu entre terça (19) e quarta-feira (20), de forma presencial, no Espaço do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, em São Paulo, teve o seu segundo dia marcado pela palestra de João Pedro Estanqueiro, People Experience Manager da EDP, em Portugal, que abordou a estratégia global para o bem-estar organizacional.

Em seguida, Chieko Aoki, CEO da Blue Tree, afirmou, em mesa-redonda, que “para liderar, é preciso ouvir mais, dar o exemplo e criar laços. As pessoas gostam de se sentir valorizadas. Todos querem ser visíveis”. Já Marly Vidal, diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, disse, na mesma discussão, que “para engajar as pessoas nos projetos da empresa, ressaltamos que elas estão cuidando da própria saúde”.

Além disso, 11 empresas que aderiram ao Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE) foram premiadas com o troféu da iniciativa, a partir do Índice de Resiliência Corporativa, uma ferramenta que considera diversas variáveis relacionadas à qualidade de vida no trabalho.

Em outra palestra, Christian Rocha, da Munai, reconheceu que há mudanças significativas no ambiente de trabalho e, por isso, buscou diminuir custos de hospitais e secretarias de saúde e melhorar desfechos clínicos.

Flavio Tocci, da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT), por sua vez, palestrou sobre a importância da gestão integrada de saúde nas empresas para promover o bem-estar dos funcionários, reduzir custos com cuidados médicos e aumentar a produtividade.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) também foram tema de uma mesa-redonda do congresso, já que interferem nos ambientes corporativos. Hanna Karen, da Unifesp, Bruno Gualano, da USP, e Patrícia Jaime, da FSP, participaram do debate.

Houve, ainda, o lançamento do Curso Gratuito EAD em Saúde Suplementar. Em outra mesa-redonda, Vitor Muniz, da Roche, e Fabio Patrus, da Thalamos, falaram sobre a Inteligência Artificial (IA), que deve ser somada à humana para obter melhores resultados.

Kelly Cório, da Sempre Materna, e Stella Azulay, da Juntos, destacaram a importância de as organizações estarem atentas à maternidade e ao bem-estar familiar.

Os impactos dos fatores de risco psicossociais à saúde dos trabalhadores e à sua produtividade nas empresas foram o foco da fala de Guarçoni, do Banco do Brasil. Rodrigo Vaz, auditor fiscal do trabalho, também participou do debate.

Por fim, o ator, palhaço e empreendedor social, Wellington Nogueira, encerrou o evento com a palestra “Inteligência Lúdica”.

Via | Assessoria Foto | divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)