Além do município, a unidade móvel também atendeu mulheres de cidades vizinhas

O projeto itinerante Sesc Saúde Mulher finalizou os atendimentos em Alto Araguaia com 3.009 mamografias e exames preventivos realizados, zerando a fila do exame destinado às mulheres da região. Promovido pelo Sistema Fecomércio-MT por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) em parceria com a Prefeitura de Alto Araguaia, o projeto atendeu, ainda, mulheres de Alto Taquari, Ponte Branca, Alto Garças, Araguainha e Santa Rita do Araguaia.

“Esse resultado é fantástico, pois além de realizar esse atendimento de forma totalmente gratuita, o projeto contribui para reduzir a fila do serviço público de saúde, que muitas vezes não consegue atender população com a devida agilidade. A parceria entre a Fecomércio-MT e a Prefeitura de Alta Araguaia estendeu os atendimentos aos municípios vizinhos, resultando em 1.836 mamografias e 1.173 exames preventivos realizados em dois meses”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Os exames oferecidos pelo Sesc Saúde Mulher são reconhecidos como os principais métodos de prevenção e diagnóstico precoce de males da saúde feminina, como o câncer de colo do útero e câncer de mama. O projeto possui parceria com o Hospital de Amor, em Barretos (SP), que recebe os exames realizados e emite os laudos com resultados e indicações pertinentes.

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo Anicezio, agradece a parceria e reconhece a relevância do foco na prevenção das doenças. “Nossa gratidão ao presidente do Sistema Fecomércio-MT pela realização desse projeto que beneficia tantas pessoas no nosso estado. O investimento na prevenção é muito importante porque além de ter o custo menor, é menos doloroso”, afirma ele.

O presidente enfatiza que o Sistema Comércio promove uma série de projetos e ações gratuitos à população devido a contribuições dos próprios empresários do setor. “Assim como o Sesc Saúde Mulher, temos o OdontoSesc, uma unidade móvel que que também percorre o interior do estado com atendimentos gratuitos de saúde bucal. Promovemos, ainda, atividades de lazer, cultura, assistência e qualificação profissional, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e tudo isso sem utilizar recursos públicos, apenas com as contribuições dos comerciantes”, explica ele.

Nesta quarta-feira (20), o projeto do Sesc-MT inicia o último ciclo de atendimentos do ano, em Barra do Garças (500 km de Cuiabá). A carreta do Sesc Saúde Mulher ficará localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nova Barra II, e os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, mediante agendamento.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)