Empreendedores, servidores públicos e alunos do ensino médio de Itiquira puderam refletir sobre os impactos da produção de lixo

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Apenas 4% desse lixo é reaproveitado ou reciclado. Com o objetivo de diminuir esse impacto no meio ambiente e desenvolver iniciativas de sustentabilidade, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu uma palestra sobre a gestão de resíduos sólidos em Itiquira, região Sul do estado.

O evento contou com a presença de empreendedores, estudantes e servidores públicos em uma noite de novas perspectivas e ideias para a promoção da sustentabilidade na região. O gestor de projetos ESG, Kaike Closs, palestrou sobre a importância da gestão dos resíduos sólidos para o desenvolvimento de uma cidade.

“Existem várias políticas para a gestão desses resíduos e um dos pilares é a educação. A gente precisa trazer essa temática para toda a população para que cada vez mais isso seja debatido e aplicado dentro de casa, no dia a dia. É uma forma de ajudar o planeta e contribuir com o desenvolvimento dos municípios”, afirma o palestrante.

A agente do Pró-Pantanal do Sebrae/MT, Sandra Boró, explica que a ação foi desenvolvida com o objetivo de promover uma cidade mais sustentável e uma melhor qualidade de vida para a população.

“A importância da gestão de resíduos de um município é justamente conscientizar sobre o descarte correto e já estamos colhendo frutos aqui em Itiquira porque os clientes do Sebrae/MT já estão aplicando conceitos de sustentabilidade em seus negócios, como por exemplo a reutilização de óleo e compostagem. Com pequenas ações, é possível melhorar a produtividade, economizar recursos e ainda ajudar o planeta”, comenta.

O empreendedor Cristóvão Borges descreve que a ação do Sebrae/MT foi muito importante para desenvolver uma reflexão sobre os impactos ao meio ambiente. 

“Eu tenho uma empresa de transporte e a nossa equipe amou participar dessa palestra sobre sustentabilidade. Nós ficamos surpresos porque percebemos que já estamos fazendo várias ações sustentáveis sem saber o quanto são importantes. Nessa palestra a gente conseguiu ver empresários, servidores e alunos interessados em contribuir com um futuro melhor nessa questão da separação do lixo, na reflexão sobre o consumo”, finaliza.

Via | Assessoria Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)