A iniciativa irá percorrer 30 escolas estaduais ocasião em que serão ofertados aos estudantes de 15 a 17 anos o alistamento eleitoral

A 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis deu um passo firme em direção ao fortalecimento de sua democracia local ao lançar o “Projeto Jovem Eleitor” nesta terça-feira (12/09). A iniciativa visa incentivar o alistamento de jovens na faixa etária de 15 a 17 anos e também estimulá-los a participar ativamente das discussões políticas da cidade e das escolhas de seus representantes políticos.

Uma das características mais notáveis do Projeto Jovem Eleitor é sua abordagem ativa nas escolas estaduais de Rondonópolis. Uma equipe de servidores da 10ª Zona Eleitoral visitará 30 escolas estaduais, atingindo aproximadamente 10 mil estudantes. Durante essas visitas, que deverão ocorrer até abril de 2024, a Justiça Eleitoral criará estruturas de atendimento no local, proporcionando aos jovens eleitores em potencial a oportunidade de se registrar e compreender todo o processo eleitoral.

O juiz da 10ª Zona Eleitoral, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, destacou a importância dessa iniciativa ao afirmar: “Ao alcançar a faixa etária de 15 a 17 anos, os adolescentes estão em um estágio crucial de desenvolvimento de sua identidade cívica e visão de mundo. O Projeto Jovem Eleitor busca garantir que esses jovens eleitores compreendam que suas escolhas nas urnas têm um impacto direto nas políticas e na qualidade de vida em Rondonópolis. Essa abordagem in loco é uma maneira eficaz de levar o processo eleitoral diretamente aos jovens, tornando-o acessível e compreensível. Queremos estimular esse público a se envolverem com a política desde cedo”.

A Escola Marechal Dutra foi a primeira a receber o Projeto e uma de suas alunas, Fernanda Barbosa de 15 anos, aproveitou a presença da equipe do cartório eleitoral e tirou a primeira via do título de eleitor. “Estou feliz em tirar o título que era algo que queria há tempo e não tive coragem, tinha receio. E receber a Justiça Eleitoral na minha escola facilitou. Agora poderei votar nas próximas eleições”.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, também enfatizou a importância de iniciativas voltadas a fomentar o engajamento político das futuras gerações. “O ‘Projeto Jovem Eleitor’ é mais do que apenas uma iniciativa local e deve ser visto como um investimento na próxima geração de líderes e cidadãos responsáveis. A Justiça Eleitoral já desenvolve o Programa Voto Consciente desde 2011, e entendo que o Projeto Jovem Eleitor vem para somar”.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)