A secretária municipal de Transporte e Trânsito, Neuzeli Fuza, reuniu na manhã desta terça-feira na sala de reuniões do Palácio da Cidadania, representantes dos organismos de segurança pública da cidade para tratar da formatação do planejamento estratégico de segurança, relativo ao desfile cívico militar do 7 de Setembro.

Participaram da reunião, a secretária de Educação Mara Gleibe, o secretário de Cultura Pedro Augusto, o chefe do GASP, Valdemir Castilho (Biliu), o major PM Richard, representando o comando do CRPM-4, representantes do Clube de Diretores Logistas (CDL), que participam do evento e deverão manter de forma facultativa o comércio aberto, bem como o sargento de EB De Freitas, que representou o comando do 18º GAC.

Conforme a secretária Neuzeli, pelo menos 60 agentes públicos entre militares do exército, da PM, Gasp – PJC e Corpo de Bombeiros, além dos amarelinhos da Setrat, deverão estar nas imediações organizando a logística do tráfego a partir das 5h da manhã interditando vias públicas e assegurando espaço para a concentração, bem como o livre acesso das escolas, e instituições que participarão do desfile do 7 de Setembro.

“A nossa preocupação em realizar esta reunião teve o propósito de assegurar a ordem e a segurança dos participantes, nesse que está sendo estimado como o maior desfile cívico-militar dos últimos anos, com a participação de mais de 10 mil pessoas, sendo cerca de 5 mil crianças da rede municipal, distribuídas entre cerca de 38 unidades de creches e escolas municipais”, explicou a secretária.

Ainda segundo ela, todo o espaço da concentração nas proximidades da Rua Pedro Ferrer, estará interditado para a circulação de veículos não autorizados e evitar eventuais acidentes, que poderiam empanar o brilho do evento. A preocupação com a segurança se estende ainda durante o percurso do desfile e, ainda na área destinada a dispersão e extração das crianças e participantes após o desfile.

Durante todo o percurso do desfile na avenida Amazonas, haverá policiais militares; do 18º GAC, da Setrat, do Gasp e ainda do Corpo de Bombeiros, atuando na fiscalização e controle do trânsito para assegurar a tranquilidade e segurança do desfile.

A Semed estruturou locais de apoio ao longo do trecho com o fornecimento de água para as crianças e idosos que desfilarão, já que nestes últimos dias as temperaturas têm se mantido bastante altas e causa uma certa preocupação.

Ainda conforme os organizadores, este 7 de Setembro terá um público recorde de participantes, e há pelo menos 45 dias a prefeitura e as suas respectivas secretarias de Educação, Cultura, Setrat e Gasp, vem trabalhando arduamente para formatar a logística e realizar essa tradicional festa cívico popular.

Neuzeli lembra que muitas lojas do comércio na área central deverão estar abertas por conta do ‘Liquidaqui’, mas, antes e durante o desfile, não serão permitidos veículos estacionados ao longo da avenida Amazonas.

Ela pede aos motoristas que respeitem a sinalização, obedeçam as orientações de interdição das vias e evitem circular nas áreas interditadas. “Nós estamos trabalhado para que o desfile aconteça de forma ordeira, pacífica e tranquila. Por isso pedimos a colaboração de todos”, concluiu.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)