Visitas devem ser agendadas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h 

O dia 31 de agosto de 2023 foi histórico para a Biblioteca Nacional (BN), uma entidade vinculada ao Ministério da Cultura: aconteceu pela primeira vez, na sede da BN, no Centro do Rio, uma visita guiada realizada em libras. A tradutora Camila Pinho recebeu um grupo de nove pessoas que puderam conhecer o prédio e um pouco da história da instituição cultural mais antiga do Brasil.

O programa de visitas guiadas é um sucesso: até julho deste ano, mais de 72 mil pessoas já participaram das visitas à BN – que agora passa a ter plenas condições de receber o público com deficiência auditiva. O agendamento pode ser feito pelo e-mail visiguia@bn.gov.br, ou por telefone: (21) 2220-9484.

Rodrigo de Almeida é administrador de empresas e tem 43 anos. Ele contou, por meio da tradução da intérprete, que nunca havia entrado na Biblioteca Nacional. Com a visita guiada, ele pôde conhecer a instituição por dentro, e se disse orgulhoso da história da BN – parte fundamental da história de sua cidade, o Rio de Janeiro.

“Os surdos também querem saber, também têm curiosidade. Para os ouvintes, as informações chegam rápido, mas e para os surdos? Podermos contar com uma intérprete de libras na Biblioteca Nacional ajuda muito neste sentido”, afirmou.

A técnica em contabilidade Ana Paula, de 56 anos, nunca havia visitado uma biblioteca. Segundo ela, programas assim são raros em sua rotina, em função das muitas dificuldades enfrentadas por deficientes auditivos.

“A Camila nos proporcionou uma ótima visita à Biblioteca Nacional. Espero que cada vez mais surdos possam aproveitar esta oportunidade e vir para cá, porque muitos precisam conhecer a biblioteca, mas não têm acesso à informação”, disse Ana Paula.

Sobre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é um órgão público federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A Fundação inclui a Biblioteca Nacional (BN), a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.

A BIBLIOTECA NACIONAL é a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, segundo a UNESCO. Por sua função de Depósito Legal, a BN é a principal instituição de memória do país, ao receber um exemplar de todas as obras publicadas em solo brasileiro (livros, jornais, revistas, CDs e outras mídias). Inaugurada em 1810 por D. João VI, é a mais antiga entidade governamental ligada à cultura no Brasil. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. Desde 1910, ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro.

A BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA é uma biblioteca pública que oferece serviços de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, localizada temporariamente na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704 do Edifício Teleporto, na Cidade Nova. A biblioteca Igualmente tem como atribuição, ainda, desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da FBN. Dentre as ações de difusão do acervo estão o projeto “A Traça Faminta”, o programa “Vozes Brasilis” e a divulgação de boletins de novas aquisições.

A CASA DA LEITURA tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, em sua sede na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras. A instituição cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário por meio de cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)