A Prefeitura de Pedra Preta, através Secretaria Municipal Saúde, por meio da Vigilância Municipal de Saúde realizou na última semana coleta de amostras de água para monitoramento.

O procedimento é rotineiro. Nesta oportunidade as amostras serão enviadas para o Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Citopatologia e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do governo de Mato Grosso.

De acordo com Ana Maria Mendes Simão, chefe da Vigilância Sanitária do município, a análise via Estado é realizada nos municípios por sorteio. “Eles sorteiam 5 municípios, entram em contato com a saúde municipal e solicitam as amostras. Fizemos coletas em 5 pontos. O objetivo do trabalho do Lacen é proteger a população de contaminação da água para consumo humano de produtos nocivos à saúde, como os agrotóxicos. Nós fazemos os estudos no município, a concessionária de água também e o governo realizando agora, representa ainda mais segurança para nossa população”.

Após chegar ao Lacen, o material coletado segue para a Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz e só depois de exames apurados, será confeccionado um laudo. “Esse tipo de trabalho é o que temos de melhor no Brasil. É uma ação de extrema importância. Assim que fomos comunicados que estávamos entre os municípios sorteados já acionados a Vigilância Sanitária Municipal para fazer o trabalho da coleta. Água é vida e quanto mais análises forem feitas, maior será a segurança da nossa população”, explica a secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damaceno.

O resultado da análise da água de Pedra Preta será conhecido nos próximos meses. “Dessa vez teremos um laudo detalhado e tudo digitalizado. Isso é excelente ferramenta para se trabalhar e seguir dentro dos parâmetros desejados pelo Ministério da Saúde mensalmente”, completa a gestora da saúde.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação

 

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)