
Conheça a telerradiologia e os benefícios econômicos dessa prática para consultórios e pacientes.
A telemedicina, ou medicina à distância, é legalizada conforme a Resolução nº 2.227/18, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os atendimentos, há um que merece destaque: a telerradiologia.
Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde (2023), os exames com maior tempo de espera são justamente os radiológicos, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Nesse sentido, começamos a entender os benefícios da prática. Porém, eles vão além da agilidade. Na economia, por exemplo, beneficiam clínicas e pacientes devido à redução de custos e outros fatores econômicos.
No final das contas (literalmente), a telerradiologia é atrativa tanto para o prestador de serviço quanto para o paciente em si. Portanto, fique aqui para saber mais sobre essa prática.
O que é telerradiologia?
A telerradiologia, como o termo indica, é uma prática da telemedicina voltado à especialidade de radiologia. Nesse caso, seu funcionamento se dá por meio do envio de exames radiológicos aos especialistas, que o examinam e dão os possíveis feedbacks, orientações e diagnósticos.
Os consultórios responsáveis pelo exame os enviam por plataformas de telemedicina, portanto, todo processo é feito online. Ao retornar à clínica, a equipe se encarrega de dar o parecer do especialista ao paciente.
Então, quando necessário, ele deve voltar para mais exames ou continuar com as consultas de tratamento ainda por telemedicina, ou presencialmente.
Resumindo:
Realização dos exames de raio-x na clínica ➡ entrega dos exames aos especialista ➡ retorno do especialista à clínica ➡ parecer da clínica ao paciente.
Quais são as vantagens da telerradiologia?
A telerradiologia ainda não é uma área tão popular como merece. Porém, se depender dos seus benefícios, faltará pouco até ser muito mais valorizada, reconhecida e requisitada.
Isso porque, as vantagens vão desde a praticidade até a economia! Confira algumas delas:
Praticidade
Quantas vezes você adiou um exame por falta de tempo e até mesmo de disposição? Trabalho, família, estudos, locomoção, fila de espera, falta de pontualidade dos médicos… Tudo se torna um empecilho para deixarmos nossa saúde para depois, não é mesmo? Todos os pacientes têm essa mesma linha de raciocínio.
Tratando-se de exames, o trabalho é triplo: fazê-lo, buscá-lo e levá-lo ao médico para os esclarecimentos.
Com a telerradiologia, isso não acontece. Basta realizar o exame e o restante do processo é feito à distância, no conforto de casa (ou onde quer que o paciente esteja). Isso, sem perder a segurança e a confiabilidade.
Acessibilidade
A Organização Mundial da Saúde recomenda um atendente médico para cada 1.000 habitantes. Em algumas cidades, principalmente as pequenas e de interior, isso não acontece. Por isso, muitas vezes os habitantes precisam se deslocar até as capitais ou municípios maiores.
Com a telerradiologia, isso não precisa acontecer, pois tudo é feito online. Além disso, com a facilidade da telemedicina:
-
a equipe médica aumenta;
-
e o horário de atendimento se estende
Afinal, não é fácil manter uma grande equipe de radiologistas atendendo 7 dias por semana, 24 horas por dia. Por outro lado, isso se torna mais fácil com um time online.
Maior demanda
Com a agilidade e a praticidade no serviço, vem a facilidade em fazê-lo. Portanto, há possibilidade de suprir demandas maiores, se comparado às práticas burocráticas.
Nesse caso, a telerradiologia consegue atender as demandas sem perder em nada a qualidade do atendimento ao paciente. Pelo contrário, quanto mais pessoas beneficiadas e atendidas rapidamente, melhor!
Agilidade
A demora no atendimento é uma das maiores insatisfações dos usuários da saúde pública e particular. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há mais de 450 mil pessoas na fila de espera para exames.
Sendo assim, a telerradiologia segue na frente devido à sua agilidade, que aumenta a satisfação do principal beneficiado: o paciente e sua saúde.
Melhora no atendimento
Em consequência da alta demanda e da falta de recursos, os profissionais que investigam os exames não são especialistas em áreas específicas.
Geralmente, radiologistas generalistas realizam esse trabalho. Embora sejam qualificados, nada se compara à opinião de um especialista. Como, por exemplo, um profissional dedicado à ortopedia examinar imagens dos pés.
-
Na telerradiologia, os exames são encaminhados a especialistas de acordo com sua área de formação. Nesse sentido, a precisão e a melhora no atendimento é notória.
Mais benefícios: as vantagens econômicas
Como prometido no título deste artigo, vamos às vantagens econômicas da telerradiologia. Para isso, um tópico somente para esse assunto. Olhe só:
Economia na contratação de funcionários
Os custos na contratação de especialistas reduz quando ele atende à distância. Afinal, os consultórios não arcam com transporte, locação de sala, luz, internet, etc. Além disso, há maiores possibilidades de contratação, além do regime CLT.
Então, os contratantes conseguem não apenas reduzir o custo, como aumentar a equipe. A vantagem é dupla!
Atender mais pacientes
A consequência de fatores como: agilidade, equipe, acessibilidade e demanda maiores é a crescente no número de atendimentos.
E, quanto mais pacientes alcançados, maior é o benefício econômico para a clínica com telerradiologia. Porém, é claro, sem perder a qualidade do atendimento. Essa característica é regra para todos os usuários.
Investir em melhorias
Ao economizar nos atendimentos radiológicos, a clínica tem a possibilidade de utilizar os rendimentos em outros investimentos, como:
-
infraestrutura;
-
compras de novos equipamentos;
-
capacitação de funcionários;
-
aumentar a cartela de especialidades;
Atrair mais pacientes
O bolso das clínicas especializadas agradece, mas não pense que para por aí. Pelo contrário, com a redução de custos dos consultórios, o valor final (que o paciente paga), diminui na mesma medida.
Isso faz com que o serviço seja mais atrativo ao público, além dos outros benefícios citados.
Com todas essas vantagens, a conclusão é uma só: estabelecimentos de saúde que investirem em telerradiologia estarão mais preparados para enfrentar os desafios do mercado e oferecer um cuidado mais eficiente e econômico aos pacientes.