Um dos maiores e mais modernos parques de exposições do Brasil, o de Rondonópolis, que sedia a tradicional Exposul, foi um marco construído a partir da ousadia, visão e esforços de muitas personalidades que fazem parte da história local. Empresário e pioneiro em Rondonópolis, Aureo Candido Costa também ajudou a tornar realidade esse projeto ao contribuir na viabilização da área para sediar o suntuoso parque de exposições, localizado hoje no final da Avenida dos Estudantes.

Aureo Candido Costa: “A Exposul é um marco inicial de todo esse desenvolvimento do nosso agro” Foto | Roca

Aureo Costa relata que a Exposul, antigamente chamada de Expoleste, era realizada em uma área na Vila Operária, junto à Avenida Bandeirantes. Começou em 1965 e sempre foi a grande festa de Rondonópolis. Naquela época, diz que a cidade e região era composta por uma agricultura baseada em pequenos produtores rurais e a feira servia para expor sua produção, como milho, abóbora, mandioca, gado de leite e corte, pequenos animais, entre outros. Inclusive, Aureo construiu no antigo parque um galpão voltado para a avicultura.

Até então proprietário de grande parte das terras localizadas nessa região da cidade, Aureo Costa recorda que foi procurado pela antiga Associação dos Criadores de Gado do Sul de Mato Grosso (chamada de Acrismat) para ajudar na viabilização de uma área para construção da sede da entidade. Na ocasião, o empresário efetivou a doação de 15 hectares para a Acrismat, mas a entidade foi extinta e, em assembleia, decidiu repassar a área para o Sindicato Rural de Rondonópolis que pretendia construir o novo parque de exposições da cidade.

De posse dos 15 hectares, o Sindicato Rural de Rondonópolis procurou Aureo Costa para compra de mais 35 hectares. Mais uma vez, o empresário contribuiu com a causa e vendeu a área restante a um preço simbólico, bem abaixo do preço de mercado. Assim, o novo parque de exposições de Rondonópolis, chamado de Wilmar Peres de Farias, foi construído em uma área de 50 hectares e inaugurado oficialmente em 1989. “Foi uma obra muito boa, pois ajudou muito no desenvolvimento dessa região da cidade”, atesta o empresário, que também doou ali próximo uma área para a universidade federal.

O atual parque de exposições, que sedia diversos eventos, treinamentos e cursos ao longo do ano, além da Exposul, possui infraestrutura completa, como pavimentação asfáltica, pavilhões para diversas finalidades, pista de automobilismo, recinto para shows e rodeios, estacionamento, entre outros. Inclusive, a partir de uma iniciativa dos sindicalistas Braz Simões Nogueira e Carlos Eloy Prata, o auditório do parque de exposições recebeu o nome de Aureo Candido Costa, reconhecendo sua importância para viabilização do novo recinto de eventos construído em Rondonópolis.

Aureo Costa atesta que fica feliz não apenas pelo desenvolvimento da região que sedia o parque de exposições da cidade, que possui em seu entorno os melhores condomínios fechados do estado, mas também pela relevância da Exposul para a população. “Se não tivesse a Exposul estaria faltando alguma coisa em Rondonópolis, pois a cidade vive do agro e tudo isso começou a partir da pecuária. A Exposul é, então, um marco inicial de todo esse desenvolvimento do nosso agro. É um momento de lazer e confraternização para a população, com shows e muitas atrações”, avalia atualmente.

Via | Assessoria   Foto destaque | César Augusto

 

 

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)