fbpx

Sinop | SES-MT capacita cirurgiões-dentistas para atendimento à pessoa com deficiência

Ao todo, 20 profissionais passaram pelo curso nesta semana; esta é a terceira capacitação realizada neste ano

Esta é a terceira capacitação realizada neste ano. A primeira ocorreu em fevereiro na Baixada Cuiabana, a segunda foi realizada na cidade de Água Boa e atendeu toda a região Macro Leste.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou nesta semana, em Sinop, capacitação em atendimento odontológico à pessoa com deficiência. O curso tem o objetivo de aprimorar os serviços ofertados pelos cirurgiões-dentistas da Região Teles Pires do Estado que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação iniciou na segunda (31.07) e termina nesta sexta-feira (04.08). O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e a Coordenadoria de Saúde Bucal da SES.

Esta é a terceira capacitação realizada neste ano. A primeira ocorreu em fevereiro, na Baixada Cuiabana, a segunda foi realizada na cidade de Água Boa, atendendo toda a região macro Leste. No total foram qualificados 40 profissionais odontológicos durante os dois primeiros cursos.

Para esta terceira capacitação foram selecionados 20 profissionais que atuam na região Teles Pires. Outras quatro turmas do curso devem ser abertas nos próximos meses, contemplando todas as regiões do estado.

As aulas ocorreram em período integral. Na segunda (31.07) e terça-feira (01), os alunos tiveram a parte teórica, em que estudaram a Lei Brasileira de Inclusão, a evolução conceitual de Pessoa com Deficiência, a terminologia, os conceitos e a classificação das deficiências, CID, CIF, as principais deficiências, as alterações fisiopatológicas e a humanização do atendimento odontológico.

Já na quarta-feira (03) ocorreu a parte prática, com experimentação de contensão e imobilização protetiva e prontuário ontológico, além do trabalho prático de educação em saúde na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sinop.

Por fim, nesta quinta (03) e sexta-feira (04), os alunos realizaram atendimentos aos pacientes com deficiência na sede do Centro de Especialidades Odontológicas do município, onde praticaram desde a anamnese, passando pela avaliação dos exames laboratoriais, definição das condutas clínicas até a conclusão do atendimento com os procedimentos necessários.

De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), Silvia Tomaz, a capacitação é imprescindível para um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm alguma deficiência.

“A escola tem buscado o que há de mais moderno na qualificação para que os pacientes recebam um serviço de acordo com a sua necessidade”, afirmou Silvia.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação

 
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)