Na manhã desta quinta-feira (3), cerca de hum mil alunos da rede municipal de educação participaram da abertura dos Jogos Municipais de Futsal em Rondonópolis, evento ocorrido nas dependências do Ginásio de Esportes Marechal Rondon, no centro da cidade.

Conforme a secretária municipal de Esportes e Lazer, Suzan Meire Binha, a competição é uma retomada de investimento nos esportes e um ato de integração entre as pastas de Esportes, Educação e Cultura.

Segundo Suzan, 960 alunos de 32 escolas da rede municipal com idades entre 08 e 12 anos, participam da competição de futsal nas modalidades: masculino e feminino. De todas as unidades, quatro são da zona rural e 28 da zona urbana.

Destaque para a participação de uma equipe da Escola Municipal Rural Leosídio Fermal da Reserva Indígena Tadarimana e, outra equipe da Escola Sebastião Gomes de Oliveira do vizinho município de São José do Povo que foi convidada a participar da competição.

Os jogos acontecem nas quadras do Ginásio Marechal Rondon, da Uramb, Coophalis e algumas outras localidades. O objetivo de diversificar os locais, conforme a organização é justamente para facilitar a participação das equipes, utilizando os próprios públicos disponíveis.

Após a chegada da secretária Suzan Meire, o esporte local voltou a ser dinamizado na rede municipal, cuja orientação do prefeito, e´investir cada vez mais, nas práticas esportivas associadas ao desenvolvimento educacional.

E esse projeto “Bom de Bola, Bom de Escola” visa exatamente isso: integrar educação, esportes e arte.

O prefeito José Carlos do Pátio revelou que já autorizou a estruturação do “Projeto Seleção de Rondonópolis”, que vai fomentar o esporte em geral em toda a rede municipal de educação, cujo objetivo é formar seleções que representem o município em competições regionais, estaduais e até nacionais, nas mais diversas modalidades esportivas. “Eu acredito que a melhor forma de desenvolver um povo é através da educação e do esporte. Até o final do meu mandato, nós vamos investir pesado para que isso aconteça! Inclusive, já autorizamos a aquisição de um ônibus confortável que fará o transporte dos nossos alunos para participar de competições dentro do estado e até fora dele”, explicou o prefeito.

O Projeto Seleção por exemplo, já está sendo formatado na secretaria de educação e deverá contar com a parceria das secretarias de: Esportes e Cultura.

Pátio inclusive revelou dados importantes da Semed quanto a projetos educacionais esportivos realizados entre as secretarias, como: capoeira que conta atualmente com 1.151 alunos participando; a modalidade esportiva de Judô que conta com 628 alunos, e cuja meta é chegar a 1,5 mil.

Lembrando que a municipalidade oferece toda a estrutura necessária, como locais adequados às práticas esportivas; uniformes, treinadores etc.

Para a secretária de educação, Mara Gleibe, os jogos municipais de futsal, vem resgatar as crianças do 1º ao 5º ano, o esporte, pois como o próprio nome diz: “Bom de bom, bom de escola”, esse projeto reafirma a necessidade de incentivar o aluno a ser também bom na escola com boas notas, e boa aprendizagem para desenvolver cada vez mais as suas habilidades educacionais. E isso tráz também a disciplina”, pontuou.

A prefeitura ainda desenvolve outro projeto, o “arte e educação”, numa parceria entre as secretarias de Cultura e Educação que vem beneficiando cerca de 907 alunos com cursos de balé, teatro, violão, e flauta, entre outras modalidades artísticas.

Ressaltando que a após o projeto de universalização da educação infantil a prefeitura está iniciando o “projeto educação em período integral”, cujas obras das primeiras cinco unidades escolares, já estão sendo iniciadas.

A solenidade foi prestigiada por diversos vereadores, como: Adonias Fernandes, Reginaldo Santos, Cido Silva, Oséias Reis e Kazagrande, além do secretário de esportes de São José do Povo, Gustavo e, o Diretor-Presidente da Autarquia Sanear, Paulo José.

Via | Assessoria   Foto | Wheverton Barros

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)