Sesc Rondonópolis realiza ‘Territórios de Memórias e Patrimônio’ de 8 a 11 de agosto 

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) promove uma série de atrações culturais gratuitas integradas ao projeto ‘Territórios de Memórias e Patrimônio’, no espaço cultural do Sesc Rondonópolis. O evento de valorização das múltiplas identidades culturais no território brasileiro busca fortalecer a difusão das manifestações artísticas de Mato Grosso por meio da arte, entre 8 e 11 de agosto.

A diretora de Produtos e Serviços, Ellen Camargo, destaca a importância da promoção do acesso ao projeto. “Buscamos valorizar nossa cultura e nossos conterrâneos promovendo suas histórias, memórias, trajetórias e similaridades. Assim, resgatamos tradições e contribuímos para a formação de novos artistas e expressões mato-grossenses”, afirma.

A programação gratuita conta com atividades que promovem a educação patrimonial, fortalecem as comunidades e grupos étnicos tradicionais e provocam reflexão acerca de questões relativas ao campo da memória social e do patrimônio cultural.

A Arte em Bordado Livre

Nos dias 8 e 10 de agosto, a oficina de artes visuais apresenta técnicas de bordado livre aplicado a temáticas regionais, apresentando características das manifestações do patrimônio material e imaterial da região. Jovens e adultos interessados devem se inscrever gratuitamente no link: bit.ly/43K24Ae.

Apresentação musical com Orquestra Viola Divina

A música estará presente no Sesc Rondonópolis, por meio da Orquestra Viola Divina, na quarta-feira (9). O grupo apresenta as raízes pantaneiras sob regência do violeiro Pedro Barbosa, com interpretações de variados artistas que marcaram a música caipira. Tião Carreiro, Almir Sater, Tonico e Tinoco e Renato Teixeira estão entre os homenageados.

Exibição do documentário Sistema Fecomércio-MT Apresenta: Rondonópolis

O documentário, produzido pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, conta a história de Rondonópolis e a relação dos moradores com a cidade. A exibição acontece na quinta-feira (10), a partir das 19h30, no Teatro do Sesc Rondonópolis.

A obra aborda assuntos como comércio, cotidiano, urbanização, turismo e manifestações artísticas, atrelados ao processo de desenvolvimento acelerado que o município atravessou durante a última década.

Apresentação de Dança ‘Batida de Saia’

A Associação Cultural Império Junino realiza, na sexta-feira (11), duas apresentações do espetáculo de dança ‘Batida de Saia’. A coreografia traz referências populares da cultura indígena, do siriri e cururu, rasqueado e do chorado. A fusão entre música e coreografia resulta em novos tons à ancestralidade e ao imaginário. As sessões ocorrerão às 14h e 20h, no Teatro do Sesc Rondonópolis.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 SERVIÇO

 

Oficina de Artes Visuais: A Arte em Bordado Livre

Quando: Dias 8 e 10 de agosto, às 19h

Onde: Espaço Cultural do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, S/N – Parque Sagrada Família – Rondonópolis-MT)

Inscrição: Gratuita, pelo formulário online bit.ly/43K24Ae

Entrada gratuita

 

Apresentação musical com Orquestra Viola Divina

Quando: Dia 9 de agosto (quarta-feira), às 20h

Onde: Teatro do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, S/N – Parque Sagrada Família – Rondonópolis-MT)

Entrada gratuita

 

Documentário ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta: Rondonópolis’

Quando: Dia 10 de agosto (quinta-feira), às 19h30

Onde: Teatro do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, S/N – Parque Sagrada Família – Rondonópolis-MT)

Entrada gratuita

 

Apresentação de dança ‘Batida de Saia’

Quando: Dia 11 de agosto (sexta-feira), às 14h e às 20h

Onde: Teatro do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, S/N – Parque Sagrada Família – Rondonópolis-MT)

Entrada gratuita

Via | Assessoria |  Foto  Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)