No inverno, com o aumento dos casos de doenças respiratórias, como a gripe, é comum surgirem dúvidas e informações incorretas relacionadas ao frio, gripe e vacinação. É importante esclarecer essas questões para que as pessoas se mantenham informadas corretamente. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre esse tema, desvendados pela Droga Raia e Drogasil
  1. Ficar exposto ao frio causa gripe.
Mito. A exposição ao frio por si só não causa a gripe. A gripe é causada por vírus, especificamente o vírus influenza. No entanto, acredita-se que o frio possa diminuir a eficácia do sistema imunológico, tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções virais, incluindo a gripe. Além disso, no inverno, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados e com aglomerações, o que pode facilitar a transmissão do vírus.
  1. Tomar vitamina C previne resfriados e gripes.
Mito. Embora a vitamina C seja importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico, não há evidências científicas suficientes para apoiar a afirmação de que a suplementação regular de vitamina C previne resfriados ou gripes. Manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, é importante para o sistema imunológico, mas não há um único nutriente ou suplemento que seja uma “cura” definitiva para essas doenças.
  1. A vacina contra gripe pode causar a doença.
Mito. A vacina contra a gripe não causa a doença. A vacina geralmente é composta por vírus inativados, fragmentos de vírus ou proteínas virais que não são capazes de causar a infecção. É possível que algumas pessoas tenham reações leves após receber a vacina, como dor no local da injeção ou febre baixa, mas esses efeitos são passageiros e não são equivalentes à doença em si.
  1. A vacina contra gripe é a maneira mais eficaz de evitá-la.
Verdade. A eficácia da vacina contra a gripe varia de ano para ano, dependendo da correspondência entre as cepas de vírus incluídas na vacina e as cepas circulantes durante a temporada de gripe. Ainda assim, a vacinação é a melhor maneira de reduzir o risco de contrair a gripe e suas complicações. Mesmo que a vacina não forneça uma proteção completa, ela pode ajudar a diminuir a gravidade e a duração da doença em pessoas vacinadas.
  1. A vacina contra a gripe pode reduzir o risco de complicações graves.
Verdade. A vacinação contra a gripe pode diminuir o risco de complicações graves, hospitalização e morte relacionadas à doença. É particularmente importante para pessoas em grupos de risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com condições médicas subjacentes ou comorbidades.
  1. Se eu já tive gripe antes, estou imune e não preciso me vacinar.
Mito. Embora seja possível desenvolver alguma imunidade após a infecção por um determinado vírus da gripe, existem diferentes cepas circulantes a cada ano. A vacinação anual é recomendada porque as cepas do vírus da gripe podem mudar e a imunidade adquirida pela infecção anterior pode não fornecer proteção adequada contra as novas cepas.   Serviço A vacina tetravalente está disponível em 290 farmácias Droga Raia e Drogasil. Para garantir mais rapidez no atendimento nas farmácias é possível fazer o agendamento prévio nos sites https://www.drogasil.com.br/vacinacao/gripe ou https://www.drogaraia.com.br/vacinacao/gripe e no app da Droga Raia ou Drogasil.   Sobre a RD-RaiaDrogasil A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Caretech, Raia, Drogasil e Natz. Há dois anos criou a RD Marketplace, voltada à venda on-line de produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.700 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 780 farmácias até 2025. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board. Recentemente, a RD recebeu o selo Great Place to Work.
Via | Assessoria   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)