Foram cumpridos 11 mandados de prisão e seis de busca e apreensão no município de Sinop e no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo. A operação acontece em oito estados.

Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira (5), sendo quatro em Sinop, no norte do estado, e uma no Distrito de União do Norte, localizado em Peixoto de Azevedo, suspeitas de integrar uma organização criminosa que praticava golpes oferecendo empréstimos consignados. Ao todo, 11 mandados de prisão e seis de busca e apreensão foram cumpridos durante a “Operação Arnaque” do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) em oito estados.

Segundo a Gaeco, a maior parte das vítimas são idosos, que recebiam ligações dos suspeitos oferecendo propostas de empréstimos consignados e, em seguida, cobravam juros abusivos e utilizavam a documentação dos vitimados para a prática de outros crimes.

A Gaeco estima que a organização criminosa tenha causado um prejuízo de ao menos R$ 200 milhões no país inteiro.

A operação

A investigação está sendo realizada nos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Piauí. Em junho deste ano, o MPMS deflagrou 39 mandados de prisão, entre eles estavam sete advogados, dois vereadores e outros dois servidores públicos, pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e uso de documento falso.

Até o momento, a investigação identificou duas organizações criminosas lideradas por advogados responsáveis por promover mais de 70 mil ações judiciais em todas as regiões do Brasil, no qual, o Ministério Público identificou que muitas delas foram consideradas imprudentes pelo Poder Judiciário.

Via | G1   Foto | Anderson Hentges/TVCA
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)