Na manhã deste sábado, 27, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS, foram anunciados os trabalhos vencedores da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na região Centro-Oeste. Estudantes dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, levaram oito premiações e seguem para a fase nacional, cujos ganhadores serão anunciados em cerimônia a ser realizada em setembro, em Belo Horizonte-MG.

Para Ana Beatriz Frutuoso, estudante já na reta final do curso de Jornalismo, o orgulho de conquistar um prêmio se alia também à visibilidade do trabalho jornalístico desenvolvido na UFMT. “Tenho muito orgulho de levar a revista Fuzuê para o Centro-Oeste, distribuímos para alunos e professores de diversas faculdades. A próxima etapa é Belo Horizonte e vamos levar a revista para o Brasil com expectativas grandes de ganhar, com todo o regionalismo e novidade, com a acessibilidade e a audiodescrição”, explica a vencedora do prêmio na modalidade revista-laboratório.

Emanuelle Costa, do 4º período de Jornalismo, afirma que nem tudo é ansiedade no processo da competição, que se divertiu muito, além de poder conhecer projetos de outras instituições. “Acho que a palavra que define melhor é ‘inspirador’. Participar de um evento que a gente não tinha nem dimensão do tamanho e ter conhecimento de tantos projetos legais que acontecem em outras universidades faz com que percebamos como a universidade é grandiosa. Eu me senti muito validada como estudante”. A legitimação do prêmio de design de imprensa, com o trabalho orientado pelo professor Thiago Cury, é fruto de um trabalho coletivo. “O prêmio significa uma recompensa pelo esforço que a gente, como uma equipe, fez. É muito gratificante!”, finaliza Emanuelle.

Profissionais recém-egressos dos cursos também foram contemplados com prêmios. “A sensação de ter recebido um prêmio depois de ter concorrido com outras universidades tão conceituadas é maravilhosa! Saber que a minha pesquisa, o meu trabalho de conclusão de curso, teve essa relevância e que ele contribuiu para o registro das memórias cineclubistas mato-grossenses, do Cineclube Coxiponés, que é um dos mais longevos e o mais antigo em funcionamento do país, me deixa imensamente feliz e satisfeita”, declara Letícia Markmann, graduada em Radialismo e autora do melhor programa laboratorial de áudio.

Fernanda Fidelis, desenhista, designer e também egressa de Radialismo, atuou em parceria com Letícia para o projeto de TCC e teve a capa do podcast premiada como melhor ilustração. Para ela, é muito especial, depois de um ano de formada, ter apoio dos professores para escrever e embasar uma produção que é bem “do mercado” e relacionada com sua atividade profissional. “As coisas que eu produzo hoje fora da academia estão muito bem amarradas com a ciência que aprendi na minha casinha UFMT! Espero que todo conhecimento que obtive continue fortalecendo minhas atividades profissionais com propósito”, aponta Fernanda. O Coxiponés, contemplado com os dois prêmios, é atualmente supervisionado pela professora Letícia Capanema.

Não é a primeira vez que Mato Grosso se destaca na premiação da Expocom em âmbito regional e até mesmo na competição brasileira. Em 2020, os cursos de Comunicação da UFMT no campus Cuiabá levaram 12 troféus regionais e 2 nacionais; em 2021, voltaram a levar 2 nacionais e 8 regionais; em 2022, foram 3 prêmios nacionais e 11 no Centro-Oeste.

Para a professora Tamires Coêlho, orientadora de dois trabalhos premiados em Jornalismo, “em uma retrospectiva recente, o que se percebe é a Comunicação se consolidando com excelentes trabalhos, Mato Grosso tendo uma visibilidade muito maior no cenário nacional e desenvolvendo produtos que desafiam o mercado regional a avançar, mesmo com condições precárias de trabalho. Fazemos muito e podemos fazer ainda melhor se tivermos melhor infraestrutura”. A docente também ressalta a importância do reconhecimento interno, já que em 2023, a Revista Fuzuê, um dos produtos mais premiados nos últimos anos, teve apoio da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura da UFMT para impressão de 1.000 exemplares de distribuição gratuita pela capital e por outros estados.

Detalhes da premiação estão disponíveis no perfil do Instagram do evento.

 

Confira abaixo a lista de prêmios conquistados para UFMT neste sábado:

Modalidade: Programa laboratorial de áudio

Trabalho vencedorAlém da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés (Aluna-líder: Letícia Aparecida Markmann de Souza)

 

Modalidade: Documentário

Trabalho vencedor: Saberes do Cerrado – Ervas Medicinais – Raizeiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana (Aluna-líder: Letícia Perondi Souza)

 

Modalidade: Roteiro de documentário

Trabalho vencedor: Feito Vendaval: roteiro de documentário sobre a banda de lambadão Stillo Pop Som (Aluno-líder: Luiz Claudio Leite)

 

Modalidade: Vinheta

Trabalho vencedorVinheta da 21ª Maual (Aluno-líder: Luan Henrique Soares de Mello)

 

Modalidade: Reportagem em jornalismo impresso

Trabalho vencedorStrike out (Aluna-líder: Geovanna Albuquerque Torquato)

 

Modalidade: Revista-laboratório

Trabalho vencedorRevista Fuzuê (Aluna-líder: Ana Beatriz Queiroz Frutuoso)

 

Modalidade: Charge/caricatura/ilustração

Trabalho vencedorCapa do podcast “Além da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés” (Aluna-líder: Fernanda Cristina Ferreira Fidelis)

 

Modalidade: Design de imprensa

Trabalho vencedorVôôôte!: experimento de produção gráfica para jornal (Aluna-líder: Emanuelle Caroline Candido da Costa)

Via | Assessoria   Fotos | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)