A empresa responsável pelo veículo, Itamarati, disse que não há qualquer decisão final a respeito do caso, inclusive sobre eventual irregularidade na carga horária do motorista. A defesa dele informou, em nota, que não teve acesso ao documento do Ministério Público.

O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) denunciou, na terça-feira (23), o motorista Edmirson Pereira Campos, responsável por dirigir o ônibus que tranportava 45 passageiros, pelo acidente com uma carreta na BR-163 em Sorriso, que terminou na morte de oito pessoas.

A defesa dele informou, em nota, que não teve acesso ao teor da denúncia, apesar de ter se reunido com o Ministério Público para tentar um acordo.

A empresa responsável pelo veículo, Itamarati, disse que não há qualquer decisão final a respeito do caso, inclusive sobre eventual irregularidade na carga horária do motorista.

Na denúncia, o promotor de Justiça, Daniel Luiz dos Santos ressaltou que o motorista ainda deveria indenizar os sobreviventes e familiares das vítimas.

“A fixação de valor mínimo de danos morais em favor da família das vítimas falecidas, em valor não inferior a 100 salários-mínimos, cada, bem ainda, em favor das vítimas sobreviventes, no valor de 50 salários-mínimos, bem ainda, danos sociais coletivos em 100 salários-mínimos, para o Conselho Municipal de Segurança Pública de Vera”, destacou, no documento.

Conforme a denúncia, um despacho da Procuradoria Regional do Trabalho ainda apontou que o motorista passava por jornada excessiva, com cerca de 12 horas de trabalho com intervalos de apenas 30 minutos.

Relembre o caso

Imagens exclusivas mostram o resgate dos envolvidos. O veículo transportava 45 passageiros.

Entre partes do veículo retorcidas e algumas pessoas soterradas por grãos de soja, socorristas do Corpo de Bombeiros tentavam acalmar o desespero dos sobreviventes.

As frases “Socorro” e “me ajuda” são ditas por passageiros durante o resgate. O esforço para tirar as vítimas do veículo durou horas e desafiou a capacidade dos bombeiros voluntários que ajudavam.

De acordo com a perícia, o ônibus teria invadido a pista contrária da via e bateu de frente com uma carreta que vinha no sentido oposto.

A viagem

Tudo começou com a partida do ônibus de Cuiabá no dia 16 de maio de 2022, às 22h, com destino a Sinop. Durante o trajeto, o veículo quebrou na madrugada do dia 17, às 2h30, antes de chegar a Lucas do Rio Verde.

“Ficou de 2h30 até 7h30 da manhã na pista, até um motorista consertar. E a empresa alegando para gente que estava vindo um carro suporte”, disse a sobrevivente Kely Eronides da Silva da Cruz.

E, 35 km antes de chegar ao destino, o ônibus se acidentou com a carreta.

Socorro das vítimas

A pista ficou totalmente interditada por cerca de cinco horas, enquanto as vítimas estavam sendo socorridas por equipes de resgate da concessionária Rota do Oeste e Corpo de Bombeiros. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) também foi encaminhado para o local para ajudar no resgate dos sobreviventes.

Vítimas foram resgatadas de helicóptero e encaminhadas para hospital em MT — Foto: Divulgação

Vítimas foram resgatadas de helicóptero e encaminhadas para hospital em MT — Foto: Divulgação

Os passageiros com ferimentos leves eram tratados ainda na rodovia. Já as pessoas que estavam em estado grave eram levadas para o estacionamento da Catedral de Sinop, pelo helicóptero e, depois para o hospital regional.

“Naquele dia, tivemos que contar às famílias que um pai, uma mãe, um filho veio a óbito. É sempre muito triste”, descreve Camila Carvalho, médica do Corpo de Bombeiros de Sinop.
Via | G1   Fotos | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)