Exames de mamografia e papanicolau começam a ser realizados nesta quarta-feira 

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) em parceria com o Sistema Fecomércio-MT leva para Rondonópolis (210 km de Cuiabá) a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que ofertará exames gratuitos de mamografia e papanicolau para mulheres do município e de toda a Região Sul. O início do atendimento será nesta quarta-feira (17), às 7h30 no estacionamento do Supermercado Tropical, localizado no Residencial Sagrada Família. Os exames serão agendados no local ou por telefone.

Buscando ampliar o acesso à saúde, Cláudio Ferreira destaca a importância dessa ação que tem como foco o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. “Essa é uma das ações mais importantes do nosso mandato, pois oportunizará a milhares de mulheres de Rondonópolis e região com exames gratuitos e a oportunidade de prevenir essa grave doença. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ficará 90 dias em Rondonópolis atendendo de forma gratuita todas as mulheres”, informou o deputado.

O parlamentar ressalta o papel social da Fecomércio que vem trabalhando para diminuir a demanda de exames especializados voltado para as mulheres. “Agradecemos o presidente do Sistema Fecomércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, por atender a nossa solicitação e contribuir para a promoção da saúde em todo o estado, uma vez que a unidade móvel colabora efetivamente com o sistema público de saúde diminuindo a fila de espera por exames preventivos de mulheres que não possuem condições de realizar esse tipo de procedimento na rede privada”, frisa Ferreira. Ele acrescentou ainda, que essa é a oportunidade de zerar a fila de espera para exames de mama e colo do útero em Rondonópolis.

Outro parceiro nessa ação pela vida é a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis. De acordo com o deputado estadual, os exames de mamografia serão encaminhados para uma central de laudos remotos do Hospital de Amor, em Barretos (SP), que analisará as imagens e emitirão os laudos. O hospital em Barretos é referência nacional em tratamento oncológico. Após a emissão dos laudos, os mesmos serão encaminhados para a Santa Casa que dará prosseguimento do atendimento.

Estrutura

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do papanicolau. As pacientes aguardam o atendimento em uma tenda, montada ao lado do veículo onde também são repassadas informações sobre a saúde da mulher.

O agendamento dos exames, que são gratuitos, poderá ser realizado pelos telefones (66) 99714 7821 e (66) 99665 3055. No agendamento, as mulheres receberam a indicação do dia que devem comparecer para fazer os procedimentos médicos, munidas com cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS e exames anteriores, caso os possuam. O atendimento será de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17h, por ordem de chegada.

Lançamento

Nesta quinta-feira (18), às 19 horas, o deputado estadual Cláudio Ferreira fará o lançamento oficial do atendimento da unidade móvel Sesc Saúde Mulher no estacionamento do Supermercado Tropical que fica localizado na Avenida Governador Júlio José de Campos, n. 2673, Residencial Sagrada Família – Rondonópolis.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)