Marciele Pinho da Silva, de 36 anos, foi socorrida e recebeu oito ampolas de soro antibotrópico, mas não resistiu.

Uma moradora de Chapada dos Guimarães, morreu na última quinta-feira (4), após ser picada por uma cobra da espécie jararaca rabo-de-osso. Marciele Pinho da Silva, de 36 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento.

A mulher morava na zona rural do município e foi atacada na quarta-feira (3). O marido da vítima matou a cobra e depois encaminhou a esposa para a unidade de saúde para que tomasse a medicação correta.

A Prefeitura de Chapada informou que a paciente deu entrada na emergência da UPA Frei Osvaldo na manhã e foi imediatamente atendida e medicada, de acordo com os protocolos. De acordo com o médico responsável pelo atendimento, André Guadagnin, ela recebeu oito ampolas de soro antibotrópico e, também, outras medicações. Marciele estava com a pressão muito alta.

Ainda segundo o município, a paciente foi encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) para exames, acompanhada pela equipe médica da UPA. O quadro de saúde se agravou e ela foi a óbito horas depois.

“O óbito registrado por acidente com serpente em Chapada dos Guimarães é um caso isolado. Esporadicamente, casos semelhantes são atendidos pela UPA e os pacientes são devidamente tratados, sem registro de óbito. Trata-se de uma fatalidade, mas o caso deve ser investigado”, diz a prefeitura.

O HMC informou que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa exata da morte.

O que fazer em caso de picada por cobra

Os médicos orientam não garrotear o local da picada, ou seja, não colocar um torniquete, uma borracha, faixa de gaze amarrada ou cinto em algum membro do paciente. Além disso, é importante não se movimentar, tentar pedir ajuda e ficar deitada, pois quanto mais movimentos, mais o sangue e o veneno da serpente circula.

Via | G1   Foto | Reprodução – UPA Chapada dos Guimarães
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)