Que cena incrível! Momentos antes do parto, um médico conseguiu virar um bebê – que estava sentado na barriga da mãe – e realizar o sonho dela que queria parto normal, em vez de cesariana.
O vídeo mostra o obstetra, com todo cuidado e lentamente, virando o bebê de posição até ele se “encaixar” para nascer sem cirurgia. As imagens são tão impressionantes que já foram vistas mais de 4 milhões de vezes no Youtube. “Nem sempre um bebê sentado irá precisar de uma cesariana! Nesse vídeo mostro a manobra para colocar o bebê sentado (pélvico) para ficar com a cabeça para baixo (cefálico), chamada Versão Cefálica Externa (VCE)”, explicou o médico Wagner Fernandez na legenda do vídeo.
Vídeo autorizado pelos pais O médico lembrou que o vídeo foi postado sem edição e com a autorização do casal, pais do bebê. Nas imagens, ele pede para a mãe dizer se sente alguma coisa e a gestante demonstra estar à vontade e confiante. Depois de certo tempo, o bebê vira e o ultrassom comprova: ele está na posição para o parto normal. “Eu estou preso nesse vídeo do médico colocando o bebê na posição certa pro parto. Nem sabia que existia isso. Chocado”, comentou um usuário do Twitter, que repostou o vídeo. Especializado em parto normal Wagner Hernandez é médico do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. Ele é especializado em gestação de alto risco, gravidez gemelar e parto normal. O obstetra postou no Youtube o vídeo da manobra chamada Versão Cefálica Externa (VCE) e logo viralizou inclusive em outras redes sociais. Indicações dessa manobra A Versão Cefálica Externa (VCE) é um procedimento usado para que um bebê com apresentação pélvica (sentado) ou situação transversal (de lado) passe a ter uma apresentação cefálica (de cabeça para baixo) antes do início do trabalho de parto. Assim, quando a VCE funciona, é bem provável que a mãe consiga ter um parto vaginal facilitado pela posição do bebê. Geralmente a manobra é realizada antes do início do trabalho de parto e em torno de 37 semanas de gestação. Mas, em alguns casos, também pode ser feita durante o trabalho de parto, antes da ruptura da membrana amniótica, a famosa “bolsa”. Para a manobra, o recomendável é que a gestante tenha de 36 a 42 semanas de gravidez. O ideal é que a versão seja feita entre 36 e 38 semanas porque o bebê  ainda está pequeno e há maior quantidade de líquido amniótico e espaço para que ele se mova no útero. Antes de 36 semanas, é provável que o bebê mude sozinho para uma posição de cabeça para baixo (apresentação cefálica). Taxas de sucesso De acordo com estudos, a VCE tem uma taxa média de sucesso de 58%, sendo que a primeira tentativa é aquela que apresenta maior chance de êxito. A versão tem maior probabilidade de sucesso quando:
  • A mãe já teve pelo menos uma gravidez e parto;
  • Não há partes do bebê, como pé ou perna, envolvidas pela pelve materna;
  • O feto está cercado por uma quantidade normal de líquido amniótico e
  • O procedimento é feito com idade gestacional adequada e antes do início do trabalho de parto.
O médico lembrou que a divulgação do vídeo foi autorizada pelos pais do bebê que ele virou dentro da barriga da mãe, momentos antes do parto normal. Via | Só Notícia Boa com informações de Nova Mulher e Instituto Villa
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)