Serão revisitadas músicas marcantes das duas décadas de trajetória da instituição

O concerto de abertura da temporada artística de 2023 do Instituto Ciranda promete ser muito especial, afinal dá início às celebrações dos 20 anos de fundação do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. A apresentação acontece nesta sexta-feira (14), às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na Casa de Bem Bem, sede da instituição (R. Barão de Melgaço, 3963, Centro Norte), basta levar um quilo de alimento não perecível e simbólicos dois reais.

E são vários os motivos para celebrar, pois esse ano também marca a 10ª temporada artística da Orquestra CirandaMundo, principal grupo musical da instituição, e não por acaso o repertório tem um tom saudosista. “Vamos recuperar alguns temas que tocamos lá no início da trajetória da orquestra e que fizeram parte desses 20 anos do Instituto Ciranda”, comenta o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente da instituição.

O concerto será aberto por uma suíte orquestral tradicional. Depois serão apresentados temas mais identificados com o perfil da Orquestra CirandaMundo, no caso músicas populares brasileiras. “Teremos uma segunda edição de um arranjo que a gente tocou muito, chamado ‘Um pouquinho de Brasil’, agora revisado pelo compositor, e também um tributo chamado ‘Dia do Seu Domingos’, que é um arranjo de músicas do Dominguinhos”, adianta Murilo Alves.

Ao longo dos anos, a Orquestra CirandaMundo também se caracterizou por concertos compostos por temas oriundos do universo da cultura pop internacional, como trilhas sonoras de filmes de grandes bilheterias e clássicos de bandas consagradas internacionalmente. E a apresentação desta sexta também faz juz a este aspecto com um medley de canções dos Beatles. Vale pontuar que todos os concertos do Ciranda têm acessibilidade para deficientes visuais (audiodescrição) e deficientes auditivos (intérprete de libras).

Duas décadas de música e compromisso social

Criado em 2003, visando desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Pela instituição já passaram mais de 20 mil alunos, que hoje atuam profissionalmente em orquestras, escolas e outras organizações musicais espalhadas pelo Brasil e o mundo. “Estamos em um momento de compreensão de onde partimos, por onde passamos e onde chegamos. Cada vez mais o Ciranda compreende o seu papel social”, reflete Murilo Alves.

Atualmente, a instituição atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. “Creio que chegamos aos 20 anos com o peso da maioridade, com a sensação de ter encontrado um caminho onde os cursos são bem aplicados e os resultados são visíveis. Conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas e da comunidade”, acrescenta o maestro.

Os alunos do Ciranda dispõem gratuitamente de condições para que possam se desenvolver plenamente. Além de aulas práticas, também são ofertados conteúdos teóricos, métodos e partituras. A instituição conta com três orquestras para aprendizes em diferentes níveis (Cirandinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo). Essa proposta inclusiva tem possibilitado que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

Embora os resultados alcançados já sejam muito significativos, a perspectiva futura é de aprimorá-los cada vez mais. “Esperamos fortalecer as atividades do ponto de vista social, pedagógico e artístico. Esse é o nosso norte, chegar ao artístico passando pelo trabalho social muito bem feito. Essa tem sido a nossa vocação e o nosso trabalho ao longo dessas duas décadas”, conclui Murilo.

O Instituto Ciranda conta com parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Eletrobrás Eletronorte, Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Instituto Saga e Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Serviço:

Abertura da Temporada Artística 2023 da Orquestra CidandaMundo

Quando: 14 de abril às 20h

Onde: Teatro Zulmira Canavarros

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível + R$ 2,00

Contato do Instituto Ciranda: (65) 3623-1239 ou (65) 9.9213-5964

Assessoria de Imprensa: (65) 99349-8003 Crédito das imagens: Henrique Santian

Via | Assessoria   Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)