Devem receber atenção especial todos os casos de síndromes febris, que engloba dengue, zika e chikungunya, e de síndromes respiratórias agudas graves, que inclui influenzas, Covid-19 e os pneumovírus circulantes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu um alerta emergencial a todos os municípios, nesta semana, por causa do aumento de casos de síndromes respiratórias e superlotação de leitos pediátricos no estado.

O comunicado pede que as secretarias de saúde das cidades incluam os casos o mais rápido possível no sistema de informação de agravos de notificação para que os serviços sejam organizados para acompanhamento dos pacientes.

Conforme o comunicado, devem receber atenção especial todos os casos de síndromes febris, que engloba dengue, zika e chikungunya, e de síndromes respiratórias agudas graves, que inclui influenzas, Covid-19 e os pneumovírus circulantes.

Essas doenças, segundo a SES-MT, estão causando a atual superlotação de leitos pediátricos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a sobrecarga geral da rede de saúde.

A secretaria informou que oficializou, institucionalmente, um pedido de autorização para criação de novos leitos pediátricos de UTI. No entanto, segundo o estado, a expansão de leitos não acontece instantaneamente e, somente essa medida de retaguarda, de forma isolada, não resolve a situação emergencial de saúde que os municípios enfrentam.

O estado também pede que os municípios intensifiquem as ações de enfrentamento, de acordo o plano nacional de contingência para emergências em saúde pública e que realizem busca ativa de novos casos suspeitos.

Todas as cidades deverão organizar os serviços de saúde para garantir o acesso da população e, se necessário, deverão estender os horários de atendimento.

Superlotação na rede privada

Além das unidades públicas de saúde, os hospitais particulares também enfrentam um aumento expressivo nos atendimentos. Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) com hospitais particulares de Cuiabá estima aumento de até 300% na procura por atendimento para crianças no Pronto Atendimento, e lotação de 100% das UTIs e leitos de internação pediátricos.

De acordo com levantamento, apesar da alta ocupação a rede ainda tem capacidade de adaptabilidade de novos leitos e reforço no atendimento.

Aumento de casos

O último boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa segunda-feira (27), apontou que Mato Grosso está entre os 18 estados que apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo. Além disso, Cuiabá está entre as capitais com aumento de registros das síndromes respiratórias.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explicou que o país vive dois cenários diferentes, que precisam de “bastante atenção”. Um deles é a volta da Covid-19, que vem gerando um aumento de internações e atingindo um número maior de estados, e o outro é referente a casos de SRAG em crianças e adolescentes.

Segundo ele, em fevereiro, ocorreu um aumento muito expressivo de internações por SRAG, semana após semana nessas faixas etárias.

Conforme boletim divulgado pelo Gabinete de Intervenção, em Cuiabá, em todo o mês de fevereiro, foram registrados 152 atendimentos a pacientes de 0 a 9 anos com doenças respiratórias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já de 1º a 15 de março, foram 231.

Via | G1   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)