Solução é via Pix Open Finance

O Banco do Brasil é o primeiro banco a disponibilizar aos clientes a opção de pagar parcelas vencidas de empréstimo utilizando o Pix Open Finance. O pagamento é viabilizado pelo iniciador de Transações de Pagamento (ITP), funcionalidade do ecossistema Open Finance.

Essa inovação digital permite que os clientes multibancarizados regularizem suas operações de empréstimos utilizando recursos disponíveis em outros bancos sem a necessidade de realizar várias transações em diferentes aplicativos. O cliente pode pagar uma parcela vencida de um empréstimo no BB usando o saldo que possui em outra instituição em uma jornada fluida e simples.

Todo o processo é feito no App BB. O cliente seleciona o empréstimo e as parcelas que deseja pagar usando recurso de outro banco. Em seguida, escolhe uma das instituições habilitadas na qual deseja realizar o débito das parcelas e é automaticamente direcionado ao ambiente da instituição escolhida, dentro da mesma sessão de atendimento.

Para utilizar o pagamento via Pix Open Finance, o cliente não precisa ter compartilhado dados com o BB. A autorização, nesse caso, é específica para a transação de pagamento.

O que é ITP

A iniciação de pagamentos é um serviço que está no escopo do Open Finance no Brasil. As instituições iniciadoras de transações de pagamento (ITPs), como o Banco do Brasil, precisam ser autorizadas pelo Banco Central e seguir diretrizes previstas em regulação específica.

Na prática, o serviço simplifica o processo de pagamento ou transferência de recursos, ao integrar um canal digital (que receberá o crédito) com as instituições detentoras de conta (que serão debitadas). Assim, um consumidor ou uma empresa conseguirá realizar um débito em sua conta – por enquanto utilizando o Pix – diretamente no site ou aplicativo de quem recebe, sem a necessidade de acessar o App de seu banco para concluir o pagamento ou transferência.

Além de melhorar a experiência do cliente, o processo tende a baixar custos, já que reduz as etapas de um pagamento digital e tende a diminuir também o abandono de compras no e-commerce, já que o pagamento acontece na hora, sem atrito.

Via | Assessoria  BB  Foto | Arquivo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)