Inscrições ocorrem nos dias 9 e 10 de fevereiro e devem ser feitas presencialmente

A Universisade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), abre nos dias 9 e 10 de fevereiro, inscrições para psicoterapia individual e em grupo. São 170 vagas, no total – 130 para adultos, 20 para adolescentes e 20 infantis.

Os atendimentos serão realizados por estudantes do curso de psicologia da instituição com supervisão de professores e qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha disponibilidade para comparecer semanalmente para as sessões.

Interessados devem comparecer nos dias citados, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, no SPA, localizado no Campus de Cuiabá, ao lado do Parque Aquático da universidade.

A seleção será feita a partir de um atendimento inicial para triagem, realizado nas semanas seguintes à inscrição, onde serão avaliadas as queixas e urgência para início do atendimento. Os casos mais graves, de acordo com a instituição, serão priorizados. Os critérios seguintes são ordem de inscrição e disponibilidade de horário.

“As demandas que envolvem saúde mental são gigantescas e não existem serviços gratuitos disponíveis para todos. Neste sentido, enquanto campo de formação para novos profissionais conseguimos ofertar algumas vagas, que beneficiam algumas pessoas”, explica a coordenadora e responsável técnica pelo serviço, Helen Santana de Souza.

Esta é a primeira desde a pandemia que o serviço é oferecido à população.

“Os pacientes que passam por processos psicoterápicos geralmente relatam que tiveram sua vida transformada, isso porque tal espaço, de autoconhecimento, de reflexão e transformação, possibilitado pela relação empática e escuta qualificada, permite que as subjetividades se reconstruam e assim são estabelecidos encontros consigo e com os outros. Os resultados mais relatados envolvem melhoria nas relações afetivas e de trabalho, no sentimento de auto-estima, impactando a vida profissional e familiar positivamente”, conclui.

Via | G1   Foto | Roberto Alencar UFMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)