Com a Solar, segunda maior fabricante da Coca-Cola no país, companhia reforça a importância da reciclagem com central de triagem de resíduos; Marca Coca-Cola promoverá interações mágicas com público com o Coke Studio Eletroarena
Uma das festas mais conhecidas do país – o Festival de Verão de Salvador – está de volta. Além de muita música, diversão e cultura, neste ano, o evento que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, traz parcerias especiais e ações educativas e inovadoras. A começar com ativação sustentável e educativa, trazendo protagonismo aos trabalhadores que são essenciais para a redução do impacto ambiental do evento, mas que sempre atuaram mais nos bastidores: os catadores de materiais recicláveis. Com apoio do Recicla Solar – iniciativa da Solar Coca-Cola em parceria com a Coca-Cola Brasil – será montado um stand inédito de triagem de resíduos, ao vivo e aberto ao público durante os dois dias do festival, que permitirá que o público acompanhe o que acontece com o resíduo depois dele ser descartado corretamente. A proposta do Recicla Solar é, além de contribuir com a destinação correta dos resíduos gerados durante o evento, engajar o público ao fomentar ações educativas que mostram o ciclo deste processo e contribuir com a conscientização sobre a importância da economia circular. Quem passar pelo stand também terá a oportunidade de interagir e tirar suas dúvidas com os cerca de 60 catadores e catadoras de resíduos da equipe da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) que atuarão no local. Coletados e separados pela CAMAPET todos os resíduos gerados na festa, incluindo as embalagens plásticas, serão compradas pelo Recicla Solar, projeto que já destinou aproximadamente 10 mil toneladas de PET pós-consumo para a reciclagem na Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas e Mato Grosso. Haverá agentes de sensibilização durante o evento que terão o objetivo de incentivar o descarte correto dos resíduos pelos participantes, assim como fornecerão informações sobre coleta seletiva. A expectativa é que sejam coletadas e destinadas à reciclagem mais 2,5 toneladas de resíduos, gerando redução dos impactos do festival e renda para as famílias dos cooperados. “No FV23, a Solar se propôs a comprar, além da Sucata Pet, todo resíduo reciclado gerado durante o evento. Após prensado, o material será destinado à nossa agregadora parceira, a Carbogreen, e posteriormente nós faremos a compra total desse material”, explica Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola. A iniciativa também reforça a visão de um Mundo Sem Resíduos da Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de, até 2025, ter 50% de material reciclado nas embalagens e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado. Neste sentido, Katielle Haffner, Head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca- Cola Brasil, explica: “Apoiamos iniciativas de coleta e reciclagem em grande escala como essa, pois entendemos que é a base para criação de uma economia circular genuína, além de promover a educação ambiental e gerar impacto social positivo para os catadores de material reciclável e suas famílias. Seja por ações proprietárias ou em conjunto com o Sistema Coca-Cola, que traduz muito nossa força de negócio, estamos empenhados em pensar e desenvolver soluções para aumentar as taxas de coleta e reciclagem de garrafas PET pós-consumo e garantir o fornecimento de PET de que precisamos”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Recicla Solar Para somar esforços ao compromisso WWW, em 2021 a Solar Coca-Cola, com o apoio da Coca- Cola Brasil, lançou o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo no Nordeste. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará e Bahia. Os resultados já mostram o fortalecimento da economia circular. Ao todo, nos últimos dois anos, aproximadamente 10 mil toneladas de PET já foram coletadas com a iniciativa encerrando 2022 superando a meta do ano e conseguindo produzir atualmente 23% de PET com resina reciclada em suas embalagens. Para este ano, a previsão é que o programa se expanda para outros estados do Norte e Nordeste. Sobre a Solar Coca-Cola Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país. Sobre a Coca-Cola Brasil O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Via | Assessoria Coca-Cola   Fotos | Andrezza Mona
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)