Os padrões de beleza vão mudando muito. E hoje vemos uma tendência que está redefinindo até a beleza no mundo da moda. O chamado: P-Beauty.

Mas o que é isso? É justamente a pitada de peculiaridade nos padrões de beleza. Ao contrário da beleza simétrica, agora chegamos ao processo inverso da ‘desarmonização’ facial: há um movimento mundial puxado pelas redes sociais para o “P-Beauty”, ou beleza peculiar, alternativa ou real. Os reflexos do P-Beauty também são vistos nas críticas recentes a celebridades nacionais e internacionais, que modificam o rosto conhecido do público após excessos de procedimentos injetáveis.

Antes era assim:

Para as mulheres: sobrancelhas levantadas, maçãs do rosto marcadas, lábios grossos e queixo pontiagudo.

Para os homens: mandíbula marcada e queixo quadrado.

Todos com o nariz retificado e empinado. Agora há uma mudança acontecendo. Um exemplo é que a modelo Armie Harutyunya, com características peculiares como nariz comprido, lábios finos, olheiras, sobrancelhas grossas e orelhas proeminentes, foi escolhida como musa da marca italiana Gucci.

Essa escolha no mundo da moda que causou todo esse debate sobre padrões de beleza atuais, já acompanhados há algum tempo no universo das cirurgias plásticas.

Sabemos que no padrão de beleza que estava vigorando até então, ter um nariz mais largo, com saliência pronunciada e uma ponta mais grossa era rejeitado. Havia 2  caminhos: a autoaceitação ou a mudança radical através de uma cirurgia plástica.

O padrão era o nariz fino e arrebitado. Vários  médicos cirurgiões-plásticos estão abordando as rinoplastias de forma mais artística e individualizada, usando novas técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para refinar em vez de renovar uma das características mais proeminentes do rosto. Hoje o importante é conversar com o paciente e descobrir o que ele está procurando para optar pela maneira mais harmônica possível.

O aspecto tem que ser o mais natural possível. Já está fora de moda a aparência artificial que era oferecida com procedimentos injetáveis de resultados rápidos e da recuperação mais fácil. Só que o fato de o efeito ser passageiro, exigindo manutenções constantes, já que as substâncias injetáveis são reabsorvidas pelo organismo desmotivou muita gente que optou por essas técnicas. Nas cirurgias plásticas o resultado é definitivo.

No caso dos procedimentos faciais rejuvenescedores, aqueles contra as rugas e flacidez, o movimento P-Beauty abraça a ideia do Pro-Aging, de incentivar um rosto mais natural contra os excessos de “Anti-idade”, evitando exageros que artificializam o rosto.

Lembre-se a ideia de procedimentos estéticos é realçar sua beleza, não modificar sua aparência.

Via | Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com 

Foto destaque | crazykiwi
(Visited 1 times, 1 visits today)