Advogado, professor e escritor atuará na promoção de direitos, defesa e proteção da diversidade social brasileira.

Neste domingo (1°), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, deu posse aos 37 novos ministros do governo federal. Entre eles, está o atual gestor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Nascido em São Paulo (SP), Silvio Almeida é professor universitário, advogado, jurista e filósofo. Graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995-1999) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004-2011). É mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. É professor visitante da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e pesquisador da Universidade Duke (EUA).

Há mais de 20 anos, atua nas áreas do direito empresarial, do direito econômico e tributário e dos direitos humanos. É autor das obras “Racismo Estrutural”, (São Paulo: Pólen Livros, 2019); “Sartre – direito e política: ontologia, liberdade e revolução”, (São Paulo: Boitempo, 2016); e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe”, (São Paulo: Alfa Ômega, 2006).

Presidiu o Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), bem como o Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica das minorias e de causas populares.

Em 2021, foi o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no País. Colunista do jornal Folha de São Paulo desde 2020, deixou o periódico para integrar a equipe de transição do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cerimônia de transmissão de cargo

cerimônia de transmissão de cargo ao novo ministro do MDHC ocorrerá na próxima terça-feira (03), às 10h, no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. A solenidade será transmitida pelo YouTube do órgão. A imprensa deve realizar o credenciamento neste link.

Via | Assessoria   Foto | Ascom/MDHC
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)