Pesquisa da Infobip que revelou hábitos dos brasileiros ao usarem o SMS e outras mensagens de texto – 44% dos entrevistados afirmam já terem enviado mensagens SMS focadas em pedir ajuda em situações de emergências pessoais
Há 30 anos, era enviado o primeiro SMS no mundo, forma de comunicação que revolucionou a comunicação global. Para celebrar a data, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, fez uma pesquisa para entender melhor como os brasileiros usam o SMS e outras mensagens de texto em seu dia a dia. De acordo com os dados da pesquisa, 41,7% dos brasileiros entrevistados preferem se comunicar via SMS do que por ligação telefônica. Quando o assunto é velocidade para abrir um SMS recebido, 47,6% dos entrevistados afirmaram que levam de 1 a 5 minutos para abrirem uma mensagem de texto recebida em seus celulares, enquanto 33,3% afirmaram que imediatamente abrem uma mensagem de texto ao recebê-la. Quando perguntados sobre o motivo pelo o qual mais enviam mensagens SMS, mais de 42,1% afirmaram já terem enviado SMS recomendando e/ou indicando algo para alguém, 44% afirmaram já terem enviado mensagens SMS focadas em pedir ajuda em situações de emergências pessoais e mais de 57% dos entrevistados afirmaram já terem enviado SMS sobre outros assuntos, inclusive, terminando relacionamentos com companheiros (as). Ao serem perguntados sobre o futuro do SMS, outro dado interessante revelado pela pesquisa da Infobip foi o de que 26,2% das pessoas acreditam que os SMS conseguirão eliminar futuramente a necessidade de ligações telefônicas. Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip, explica que, esses dados são relevantes principalmente para empresas que querem entender o que o público prefere ao se comunicar, em busca de construir experiências significativas e conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. “A Infobip sabe que a comunicação está cada vez mais na palma da mão do consumidor e que as mensagens SMS têm grande importância nesse processo. Na Infobip, oferecemos a solução de SMS para empresas de diversos setores de negócios que buscam se comunicar de maneira rápida e eficiente com seus clientes, contribuindo diariamente para que a experiência deles seja a melhor possível, em toda a sua jornada. Celebrar 30 anos da data em que o primeiro SMS foi enviado é motivo de alegria e orgulho para nós”, afirma Ivan. Mensagens de texto são as queridinhas dos brasileiros Mensagens de texto e SMS são parte essencial e indispensável no cotidiano brasileiro: 90% das pessoas pesquisadas revelaram que mandam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia, mas o que realmente chama atenção é o número de mensagens trocadas: 46,4% recebem entre 25 e 100 mensagens de texto por dia, e 40% afirmam enviar esse mesmo número de mensagens diariamente. Outro dado curioso revelado pela pesquisa é referente à velocidade de resposta, que varia conforme quem vai receber a mensagem. A maioria das pessoas, 38,9%, preferem responder às mensagens de texto dos amigos imediatamente, e 32,5% afirmaram que responderiam imediatamente uma mensagem de texto para seus pais. Já por último na lista de prioridades dos entrevistados estão interesses amorosos (17,5%) – os famosos crushes, e colegas de trabalho (11,1%). Áudios e emojis: sucesso entre brasileiros Sobre os hábitos específicos dos brasileiros, a pesquisa da Infobip também revelou que somos bastante amigáveis em mensagens de textos: além de falar mais com (e responder mais rápido) amigos, 54,8% dos respondentes preferem usar emojis em suas mensagens SMS e mais de 40% dizem que não poderiam viver sem a opção de mensagens de voz/áudio dentro das mensagens de texto. O que a pesquisa revela, comenta Ivan Ostojic, é que com o crescimento constante do envio das mensagens de textos, é cada vez mais importante a elaboração e o desenvolvimento dos processos da comunicação integrada. “A digitalização e o crescimento do uso das mensagens de texto vão continuar acontecendo e, por isso, procuramos atender ao que o cliente quer para oferecermos a melhor experiência possível a ele”, finaliza o Chief Business Officer da Infobip. Metodologia  A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250 brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel online em novembro de 2022. Sobre a Infobip A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite às empresas construir experiências conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. Acessada através de uma única plataforma, o engajamento omnichannel, identidade, autenticação de usuários e soluções de contact center da Infobip ajudam as empresas e parceiros a superar a complexidade da comunicação do consumidor para fazer crescer os negócios e aumentar a lealdade. Com mais de uma década de experiência no setor, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia nativa com capacidade para alcançar mais de sete bilhões de dispositivos móveis e “coisas” em 6 continentes conectados diretamente para mais de 700 redes de telecomunicações. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus co-fundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić. Prêmios recentes incluem:
  • A Infobip foi nomeada líder na CCaaS Leaderboard, Juniper Research (Ago. 2022)
  • Omdia classifica a Infobip como Líder no CPaaS Universe Report (Mai. 2022)
  • Classificada como líder em prover serviços serviços na CPaaS by Juniper Research na nova leaderboar competitiva CPaaS Vendors (Out. 2021)
  • Nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Communications Platform-as-a-Service (CPaaS) 2021 Vendor Assessment (doc #US46746221, Mai.2021)
  • Melhor provedora A2P SMS pelo quarto ano consecutivo, concorrendo como operadora de mobile e empresas no relatório anual de Messaging Vendor Benchmarking da ROCCO’s
  • Melhor CPaaS Provider do ano, melhor RCS Provider do ano, e Mover & Shaker da Telco Innovation no Juniper Digital Awards 2021.
Via | Assessoria   Foto | Assessoria
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