Exame ocorrerá neste sábado e domingo, em dois períodos. Participante deve conferir horário e local no cartão de confirmação, pelo Sistema Revalida

Neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. A prova de habilidades clínicas será realizada em dois períodos, para grupos distintos, em dois dias de aplicação. Os participantes percorrerão um conjunto de dez estações, sendo cinco realizadas em cada dia de prova, conforme o período indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Cartão de confirmação – O documento está disponível no Sistema Revalida e apresenta o horário e local de aplicação da prova. Também informa o número de inscrição; a indicação de atendimentos aprovados e do tratamento pelo nome social, caso tenham sido solicitados; e as orientações relativas ao exame. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova.

Horários – Os portões dos locais de aplicação do primeiro período serão abertos às 11h e fechados às 12h (horário de Brasília), para iniciar o exame. O grupo do segundo período poderá acessar o ambiente da prova de habilidades clínicas das 15h às 16h. Quando os portões desse período forem fechados, será iniciada a aplicação.

Documentos – Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto, como cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018; e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Também serão aceitos passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997. Vale ressaltar que não serão aceitos documentos em formato digital.

O participante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas desde que apresente o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação da prova de habilidades clínicas. Também é necessário submeter-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Materiais – O participante deve apresentar-se no local de prova portando jaleco e máscara de proteção facial, cobrindo totalmente nariz e boca. Os itens obrigatórios devem ser usados desde a entrada do participante até a sua saída do local de provas. Também será permitido levar máscara reserva para trocar durante a aplicação.

A obrigatoriedade do uso de máscara será dispensada para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme previsto na Lei n.º 14.019/2020.

É recomendado que os participantes acompanhem as exigências de combate à pandemia de covid-19 vigentes em cada cidade de prova.

Lanche – O Inep também permite que o participante leve água, lanche e medicamentos pessoais, desde que armazenados em recipiente fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.) ou de medicamentos.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira o Edital n.º 77/2022

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

 Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep   Foto | Arquivo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)