A dona de casa, Graciele Barbosa de Oliveira, perdeu a visão por causa de diabetes e só conseguiu conhecer o rosto do filho depois de um ano, após conseguir uma cirurgia em um hospital filantrópico, em Sinop.

Devido à doença, ela não pôde ver o rosto do filho quando ele nasceu, também não viu o ultrassom e nem o primeiro contato dele com o irmão mais velho.

Graciele descobriu que tinha a doença em 2020, quando sofreu um acidente e passou por exames, para fazer uma cirurgia. Segundo o oftalmologista, Mateus Resende, a diabetes afeta a retina, que é uma parte localizada no fundo do globo ocular.

“Ela também é fator de risco para poder alterar outras estruturas do olho”, disse.

Graciele levava uma vida normal e morava sozinha com o filho de três anos, mas com essa mudança, ela passou a depender de outras pessoas e, nesse período, engravidou novamente.

Graciele e os filhos — Foto: Graciele Barbosa de Oliveira

Graciele e os filhos — Foto: Graciele Barbosa de Oliveira

“Tudo que eu fazia era dependendo dos outros, eu não conseguia fazer mais nada”, explicou.

De acordo com o oftalmologista, ela chegou bem debilitada.

“O que chamou a atenção foi a história dela, que já tinha um filho de um ano e seis meses e a princípio, ela nunca tinha conseguido ver o filho”, disse.

Graciele contou que conseguiu o tratamento de visão por meio de um projeto filantrópico porque não possui condições financeiras para arcar com os custos. Com o tratamento, ela controlou o diabetes e conseguiu autorização para fazer a cirurgia.

Bebê com o irmão mais velho de três anos — Foto: Graciele Barbosa de Oliveira

Bebê com o irmão mais velho de três anos — Foto: Graciele Barbosa de Oliveira

Após um ano e três meses, ela conseguiu ver o filho pela primeira vez, com parte da visão recuperada.

Dia Mundial da Diabetes

Nesta segunda-feira (14), é realizado o Dia Mundial da Diabetes. A data, que é comemorada globalmente, tem como intuito promover a conscientização sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

A doença é o resultado do excesso de açúcar no sangue e é conhecida por se manifestar de forma silenciosa, quase metade das pessoas diagnosticadas com o tipo mais comum de diabetes, nem sabe da presença dela, o que pode ser crucial na hora do tratamento.

É importante que a doença seja reconhecida logo no início, para prevenir o agravamento do caso, com hábitos e alimentos saudáveis.

O diabetes afeta quase 17 milhões de pessoas no Brasil com idades entre 20 e 79 anos. O país é o quinto no ranking mundial, atrás apenas de Estados Unidos, China, Índia e Paquistão.

Via | G1   Fotos | Arquivo pessoal
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)