O prefeito José Carlos do Pátio recepcionou na manhã desta segunda-feira (7), no aeroporto local, o Ministro de Infraestrutura Marcelo Sampaio, o Governador Mauro Mendes, deputados e senadores que vieram a Rondonópolis para o lançamento oficial do início das obras de construção da primeira ferrovia estadual do país, que segue a partir de Rondonópolis, vai a Cuiabá e segue por 730 quilômetros até a cidade de Lucas do Rio Verde(MT), na região médio norte do estado.

Por se tratar de uma parceria público-privada constituída por uma autorização de exploração por 35 anos, o empreendimento que será totalmente custeado pela iniciativa privada, tem um prazo de 8 anos para ser concluído (2030).
Autoridades cortando a fita inaugural de lançamento da obra
A primeira etapa da obra, compreende a construção já iniciada de um viaduto ferroviário de 110 metros de extensão sobre a BR-163, mais precisamente no KM 8,6, seguindo por mais 35 km até as margens do Rio Vermelho, onde será construída uma ponte-férrea de cerca de 1 km de extensão. Essa parte do projeto é importante para a logística de prosseguimento das obras ao longo do trecho traçado. O projeto se constitui de dois ramais: ambos saindo de Rondonópolis. Um ramal vai até a capital Cuiabá e outro vai a Campo Verde, e chega a Lucas do Rio Verde, que vai se integrar a malha ferroviária nacional chegando ao porto de Santos (SP). Segundo os levantamentos, o projeto prevê a construção de 22 pontes, 25 viadutos verdes para a travessia de animais selvagens; cinco passagens inferiores e um túnel de com cerca de 2km de extensão. Segundo o CEO da RUMO, Beto Abreu, o empreendimento que terá um custo de R$ 11,2 Bilhões e quatro frentes de trabalho simultâneas, vai gerar cerca de 200 mil empregos, sendo 100 mil diretos e 100 mil indiretos, mais precisamente na cadeia de suprimentos disposta ao longo dos 27 município cortados pelo traçado da ferrovia. O lançamento da obra foi prestigiada pela comunidade política do estado, que vê nessa iniciativa um divisor de águas para o desenvolvimento econômico do estado, que terá um modal de transporte mais eficiente e que vai alavancar o escoamento da produção agrícola do estado de Mato Grosso, bem como facilitar o abastecimento interno com produtos nacionais e importados, que hoje são transportados via terrestre por caminhões, que oneram os preços dos produtos com fretes mais caros. A ferrovia vai agregar valor a produção do estado que poderá ser exportada a preços mais competitivos nos mercados internacionais.
Pátio parabenizou a iniciativa da parceria público privada e disse que torce para o desenvolvimento do estado como um todo. E falou sobre a continuação da ferrovia, com o prosseguimento da linha férrea. “O município já está se estruturando para o prosseguimento da ferrovia, e já está se reinventando para garantir a estabilidade da sua economia nesse momento. É muito importante o prosseguimento da ferrovia para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso, para reduzir o preço das commodities e fazer com que os custos de produção caiam e possamos ser mais competitivos no mercado. Mas nós precisamos avançar e intensificar as políticas de agregação de valores e a industrialização da cidade de Rondonópolis”, ressaltou o prefeito. Se dizendo muito agradecido, ele chegou a citar que as duas maiores industrias de óleo de soja do país estão sediadas em Rondonópolis, bem como diversas outras. Pátio ainda falou aos presentes que a partir do ano que vem, vai criar mais um distrito industrial na cidade, pois já existem pelo menos 300 empresas interessadas em se instalar e agregar valor ao município e ao estado. MINISTRO O ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio, elogiou o desprendimento e a iniciativa da comunidade política do estado que se mobilizou e encontrou alternativas legais por intermédio da Assembleia Legislativa do Estado, onde os deputados aprovaram a lei que está permitindo a parceria que está criando a primeira ferrovia estadual do pais, e vai trazer muito desenvolvimento para o estado, bem como deverá ser copiada por outros estados que já demonstraram interesse em criar suas próprias ferrovias estaduais como está fazendo o Mato Grosso.
Via | Assessoria   Fotos | Wheverton Barros
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