Segundo a polícia, a atuação do grupo era, inicialmente, na diluição dos produtos de roubo e furto de defensivos agrícolas.

A Polícia Civil cumpriu, na manha desta sexta-feira (4), durante a “Operação Xeque Mate”, 24 ordens judiciais contra uma associação criminosa suspeita de receptação qualificada e lavagem de dinheiro, que movimentou R$ 70 milhões. A ação foi realizada no Município de Sorriso.

Segundo a polícia, foram cumpridos 10 ordens de prisões preventivas e 14 buscas de apreensões domiciliares, além do afastamento de sigilo e sequestro de bens. A atuação do grupo criminoso era, inicialmente, na diluição dos produtos de roubo e furto de defensivos agrícolas.

Além disso, a Delegacia de Sorriso identificou que o grupo criminoso armado possuía um líder que agia em diversas frentes, especialmente na receptação qualificada dos defensivos agrícolas e de cargas de grãos roubados.

Investigações

Conforme as investigações da Polícia Civil, os defensivos agrícolas eram comprados de associações criminosas especializadas nesse tipo de atividade, que depois, eram revendidos a outros receptores, que figuravam como “consumidores finais”.

Operação Xeque Mate realizada em Sorriso (MT) — Foto: Polícia Civil
Operação Xeque Mate realizada em Sorriso (MT) — Foto: Polícia Civil

A investigação apurou também, que o crime de lavagem de dinheiro da organização também comprava e vendia automóveis de luxo, por meio de pessoa jurídica.

Além disso, para lavar o dinheiro recebido dos roubos, o grupo diluía o que recebia com as atividades ilícitas na compra e venda de joias. Um dos integrantes da quadrilha fazia, periodicamente, a oferta das peças para venda, especificamente a traficantes.

Conforme a polícia, foi comprovado que uma empresa de comércio de veículos foi criada unicamente para a lavagem de valores do grupo.

Nos 38 meses de atuação da associação criminosa, a Polícia Civil apurou que o patrimônio dos investigados, adquirido com valores lavados nas atividades ilícitas, ultrapassou R$ 70 milhões.

Foram cumpridos 10 ordens de prisões preventivas e 14 buscas de apreensões domiciliares, além do afastamento de sigilo e sequestro de bens. — Foto: Polícia Civil
Foram cumpridos 10 ordens de prisões preventivas e 14 buscas de apreensões domiciliares, além do afastamento de sigilo e sequestro de bens. — Foto: Polícia Civil

Via | G1   Fotos | PJCMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)