A prova de redação do ENEM 2022 é um ponto chave para os estudantes na hora de concorrer às vagas em cursos de graduação em veterinária, psicologia, medicina, dentre outros. Os temas são sempre atuais, mas, também pegam os estudantes de surpresa, o que aumenta a tensão dos participantes.

O ENEM 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país, são ao todo 180 questões mais uma redação. No Exame Nacional do Ensino Médio o texto dissertativo argumentativo é extremamente importante porque ela é utilizada como critério de desempate, por exemplo.

Todos os anos o INEP e MEC dão alguns spoilers do tema da redação, isso acontece através de publicações feitas no Twitter, por exemplo. Em conversa com o Guia do Estudante, a coordenadora de redação do Poliedro, Gabrielle Cavalin, comentou algumas postagens que podem ser indícios da temática da prova.

Confira alguns temas possíveis para essa edição.

1. O papel das plataformas digitais na educação

O uso de plataformas para a disponibilização de cursos é cada vez mais real, através delas a interação entre professores e alunos é possível de forma prática. Inclusive, durante a pandemia de Covid-19 a utilização de plataformas foi essencial para a continuidade dos estudos no Brasil e no mundo.

Para a professora é necessário que os alunos pensem “a solução que se espera dos alunos é que eles pensem alternativas e benefícios das plataformas digitais na educação”.

2. Educação financeira

Esse é um assunto recorrente em toda a sociedade e nos canais oficiais do MEC e INEP você encontra algumas publicações feitas sobre a temática. Inclusive, na reforma d BNCC a educação financeira foi inserida no currículo da educação básica.

3. Letramento digital e educação básica

Outro ponto que está inserido na BNCC é a educação digital. Para a coordenadora esse assunto poderia puxar para um tema relacionado à falta de profissionais capacitados no mercado de trabalho.

4. Educação ambiental e economia verde

Esse assunto tem aparecido nas páginas não só do Ministério da Educação, mas, também em discussões de muitas empresas que estão repensando suas práticas internas e o impacto delas no meio ambiente.

Via | Assessoria   Foto | Pexels
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)