Mais duas unidades prisionais de Mato Grosso são contempladas com o “Reconstruindo Sonhos”, projeto desenvolvido pelo Ministério Público Estadual e parceiros com o objetivo de assegurar a ressocialização de pessoas que estão privadas de liberdade. Este mês, a iniciativa começou a ser implementada na Cadeia Pública Feminina de Colíder e na Penitenciária “Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira”, conhecida como “Ferrugem”, no município de Sinop. Vinte e cinco reeducandos foram selecionados para participar do projeto.

De acordo com a coordenação da iniciativa, das 25 vagas, 10 foram destinadas para Colíder e 15 para Sinop. Existe ainda a previsão de uma nova turma com mais 15 vagas para Sinop. Em Colíder, o projeto está sendo coordenado pelo promotor de Justiça Danilo Cardoso e em Sinop, pelo promotor Luiz Gustavo Mendes de Maio.

Os encontros de abertura nos dois municípios contaram com a participação de diversos parceiros, entre eles, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário, Conselhos da Comunidade, Defensoria Pública, Nova Acrópole, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Reconstruindo Sonhos é dividido em duas etapas. Na primeira são realizados 12 encontros, que ocorrem uma vez por semana e abordam temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes.

O projeto, que atende ao objetivo estratégico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) de “Fortalecer a ressocialização dos reeducandos e a redução da prática delituosa”, já está em andamento em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Colniza, Comodoro e Água Boa. Além disso, outros 12 municípios já demonstraram interesse em implantar.

Via | Assessoria MPMT   Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)